Estás a iniciar um percurso único, repleto de desafios e aprendizagens, onde vais perceber que vais fazer a diferença. Ser Médico de Família é isso mesmo, fazer a diferença. Vais fazer a diferença em cada consulta, em cada pergunta, em cada conversa. Vais fazer a diferença para cada utente, para cada família. Vais mudar pessoas, famílias e comunidades. Acredita, ser Médico de Família é fazer a diferença.
Os Médicos de Família fazem a diferença porque países com estrutura de Cuidados de Saúde Primários robustas têm uma melhor saúde, menores desigualdades em saúde e menos hospitalizações. Utentes em áreas com mais médicos de família vivem mais tempo e têm menos internamentos. Utentes seguidos pelo seu Médico de Família têm uma redução significativa de mortalidade. Fazemos mesmo a diferença.
A Medicina Geral e Familiar é muito mais do que uma especialidade. É estar lá, sempre. É estar lá sempre, independentemente do local, porque ser Médico de Família não tem limite nem fronteira. Mas vais fazer a diferença também na tua equipa: envolve-te, motiva, aprende. Faz crescer a tua equipa, constrói com eles o amanhã. Partilha os teus sonhos, faz a diferença neles também. Ser Médico de Família não é só trabalhar em equipa. É fazer a diferença em cada equipa. É sermos a mudança que queremos ver nos outros.
Espera o melhor de todos, fazer a diferença é um talento que começa e se multiplica, de pessoa para pessoa, de local para local, pelo mundo inteiro. E não precisamos de muito para isso, só precisamos de sonhos e uns dos outros.
Este ano também nós vamos fazer a diferença. Este ano o mundo também passa por aqui. Em setembro vai decorrer em Lisboa o Congresso Mundial de MGF. Vais fazer a diferença connosco? Vem fazer a diferença na APMGF, deixa que a APMGF faça a diferença no teu percurso.
Acreditamos que vais fazer a diferença. Que este seja o início de um percurso onde sonhos se cumprem e vidas se transformam – a tua e a dos que terás o privilégio de cuidar.
Bem-vindos! Sejam aqueles que fazem a diferença!