APMGF defende junto de Marta Temido a criação de novos figurinos de USF

Uma representação da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) – constituída pelo presidente da Direção Nacional Rui Nogueira e pela vogal da Direção e coordenadora do Departamento de Internos e Jovens Médicos de Família Ana Barata – esteve reunida com a ministra da saúde na manhã de hoje (11 de fevereiro), para dialogar sobre um conjunto de matérias essenciais para o desenvolvimento dos cuidados de saúde primários em Portugal e para as condições de trabalho dos médicos de família portugueses.
A reunião decorreu na sede do Ministério da Saúde, em Lisboa, com a APMGF a avançar com um memorando do qual faziam parte tópicos de discussão como a realização do 37º Encontro Nacional de MGF em Braga (para o qual a governante foi formalmente convidada), a evolução da reforma dos cuidados de saúde primários e a possibilidade de criação de unidades de saúde familiar (USF) em contextos diversos dos atuais (com unidades ponderadas e ajustadas ao contexto sociodemográfico), a ideia do lançamento em 2020 de um Novo Livro Azul da APMGF, dotado de princípios refundadores para a prestação de cuidados de proximidade e a preocupante situação de aumento da violência perpetrada contra os médicos de família no seu local de trabalho (bem como algumas medidas de segurança e policiamento sugeridas pela Associação).

A comitiva da APMGF abordou ainda a necessidade sentida pelos especialistas de MGF de algo ser feito para melhor planear e organizar os concursos de ingresso na carreira médica, que nos últimos anos se têm caracterizado pela morosidade, com claro prejuízo para os jovens médicos.

Por último, foi também analisada a estratégia projetada pela APMGF ao nível das relações internacionais, em particular no que respeita ao programa de formação especifica em exercício em Cabo Verde que tem vindo a ser preparado em colaboração pelo Ministério da Saúde de Cabo Verde, a Direção-Geral da Saúde e a Ordem dos Médicos Cabo-verdianos, assim como a participação associativa em grande fóruns externos da Medicina Familiar, de que são exemplo a 8ª Cimeira da Confederação Ibero-americana de Medicina Familiar (CIMF) em Porto Rico (agendada para abril deste ano) e a 25ª Conferência da WONCA Europa, a realizar em junho na cidade de Berlim.

Leia Também

Abel Abejas termina doutoramento centrado na compreensão da dignidade humana em fim de vida

Raquel Ascenção conclui provas de doutoramento com tese sobre reconciliação da medicação em Cuidados de Saúde Primários

Jonathan dos Santos conclui provas de doutoramento com tese centrada na aplicação da ecografia point-of-care cardíaca nos CSP

Recentes