Família
Introdução
O Grupo de Estudos da Família (GEF) é um grupo da APMGF renovado em 2012 com o objetivo de promover uma abordagem familiar na prática dos Médicos de Família, dando relevância ao “F” da especialidade. O grupo é constituído por médicos especialistas e médicos internos que têm especial interesse nesta área.
Constituição do Grupo
Coordenadoras
Outros Elementos:
Objetivos
O grupo tem como principais objetivos:
1 – Promoção da saúde e prevenção da doença na família
2 – Promoção do desenvolvimento do estudo da família
3 – Atualização e difusão dos conhecimentos, de como trabalhar com as famílias
4 – Formação de profissionais, capacitando-os para a inclusão da abordagem familiar na prática clínica do dia-a-dia
5 – Promoção do trabalho científico no âmbito da utilização dos diferentes instrumentos de avaliação familiar
6 – Adaptar os instrumentos de avaliação familiar à atualidade
7 – Promoção do intercâmbio nacional e internacional de profissionais que trabalham esta área
Como posso fazer parte do GE da Família?
Para proceder à inscrição no grupo deverá enviar um e-mail para gefamilia@apmgf.pt
História do GEF
Com a criação dos Centros de Saúde, a recomendação para que as inscrições nos Médicos de Família fossem inscrições de agregados familiares teve uma adesão total. Fez sentido para o desenho da rede de Centros de Saúde e, não sendo obrigatória, fez todo o sentido para os utilizadores dos cuidados. Portugal passou assim a ser dos poucos países com uma rede de cuidados de saúde primários, com inscrições de base familiar. Estava criado um instrumento decisivo para a possibilidade de que a saúde e a doença pudessem ter uma abordagem familiar.
A par desta componente estrutural, a especialidade de Medicina Geral e Familiar começava a dar os primeiros passos. Foi iniciado um quadro de formação para aquisição de competências específicas, entre elas aquela que viria a ser a razão da alteração do nome da especialidade de APMCG para APMGF- a inclusão da letra F de “família”.
No âmbito da formação específica, a Daniel Sampaio, psiquiatra, fundador da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar se devem os cursos “Família, Saúde e Doença”, de que Teresa Resina, médica de família, psiquiatra e com formação na área de Terapia Familiar, foi coordenadora executiva. Estes cursos , assegurados por um grupo de formadores, permitiram desenvolver um trabalho pioneiro na formação sobre o modelo sistémico de intervenção em Medicina Familiar e constituíram a base de um currículo científico específico da nossa especialidade.
As primeiras fichas surgiram como resultado do trabalho das formadoras Josefina Marau, Teresa Laginha e Teresa Resina para que os conteúdos dos cursos sobre a Família pudessem ser resumidos e estar acessíveis e apetecíveis “no bolso” dos médicos de família.
E era ainda a actual APMGF nomeada APMCG (Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral) quando alguns médicos associados sentiram a necessidade de se reunirem em grupos para abordar áreas mais específicas da Clínica Geral.
Ao longo dos anos os grupos de estudo da família da Associação têm desenvolvido trabalho que, através da promoção de cursos, de formações específicas, da participação em congressos e pela concepção e divulgação das fichas, tem contribuído para enriquecer e actualizar a componente familiar dos cuidados a prestar aos indivíduos e suas famílias no âmbito da especialidade.