Hematologia

O Grupo de Estudos de Hematologia surge no sentido de promover a formação científica na área da patologia hematológica. Temos uma noção empírica de que as doenças hematológicas, principalmente as do foro benigno, ocupam um lugar importante na consulta de Medicina Geral e Familiar. Segundo o estudo EMPIRE – estudo epidemiológico para determinação da prevalência da anemia e do défice de ferro na população Portuguesa adulta – identificou-se que a anemia em Portugal atinge uma prevalência de 20%. Também na área oncológica, sabemos que a hematologia abrange patologias que, embora raras, quando são detetadas precocemente, têm impacto no resultado clínico. Este Grupo de Estudos pretende dinamizar um conjunto de atividades que promovam o desenvolvimento científico dos Médicos de Família na área da Hematologia, tendo como objetivo final a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população.

Objetivos

 

O Grupo de Estudos de Hematologia tem como principais objetivos:

• Criar documentos de orientação e apoio à área de hematologia;

• Promover eventos de formação, divulgação e discussão da patologia hematológica;

• Promover a investigação na área da hematologia nos Cuidados de Saúde Primários;

• Colaborar com a Sociedade Portuguesa de Hematologia e a Associação Portuguesa de Imuno-Hemoterapia, para estabelecer pontes de contacto entre os Cuidados de Saúde Primários e os Cuidados de Saúde Secundários.

Princípios gerais de funcionamento

O grupo propõe-se a reunir regularmente, de acordo com a necessidade, para o cumprimento do plano de atividades apresentado. A comunicação será mantida preferencialmente via correio eletrónico ou videoconferência. Todos os colegas interessados em colaborar com o Grupo de Estudos deverão manifestar esse interesse a qualquer elemento da comissão coordenadora.

 

Estrutura Orgânica

Comissão Coordenadora:

 

Rita Pombal de Carvalho (Assistente de Medicina Geral e Familiar)
Susana Calejo Rios (Assistente de Medicina Geral e Familiar)
Margarida Moreira (Assistente de Medicina Geral e Familiar)

Consultores:

 

Marta Nunes (Assistente Hospitalar de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho)
Henrique Coelho (Assistente Graduado de Hematologia e Diretor do Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho)

 

Plano de Atividades

No decorrer do ano de 2022, propomos:

• Apresentar o Grupo e seus objetivos aos colegas (integrado no 39º Encontro da APMGF);

• Criar uma plataforma on-line que facilite a comunicação com este Grupo de Estudos e que sirva de suporte aos materiais que o Grupo de Estudos publicar;

• Elaborar uma Manual/Guia de Bolso de Hematologia que sirva de apoio à consulta da patologia hematológica;

• Organizar um curso teórico-prático/workshop de formação;

• Iniciar contactos com a Sociedade Portuguesa de Hematologia e a Associação Portuguesa de Imuno-Hemoterapia;

 

Menu