Gerais

10 anos a navegar, muito mais para descobrir…

Livro assinala os 10 anos do Movimento Vasco da Gama

O Movimento Vasco da Gama (VdGM) acaba de lançar o livro alusivo à comemoração dos 10 anos do Movimento, intitulado “10 years sailing, much more to discover”. No prefácio da obra, publicada pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Michael Kidd, presidente da WONCA mundial, dirige-se aos internos e jovens médicos de família, afirmando que “vocês estão a lançar uma luz não só sobre o porquê da carreira de médico de família ser interessante, emocionante e valer a pena, mas também sobre os motivos pelos quais o nosso trabalho como médicos de família é essencial para a saúde e bem-estar da população de cada uma das nossas nações”.

     

Por seu turno, Job Metsmakers, presidente da WONCA Europa, refere que “ o VdGM inspirou muitos internos e jovens médicos de família, mas também os seniores ficaram impressionados e foram inspirados pela energia que os membros do VdGM parecem possuir”.

 
Metsmakers não tem dúvidas de que “o VdGM continuará a desempenhar um papel importante na WONCA Europa: no crescimento da colaboração entre as diferentes organizações da WONCA Europa, e também na colaboração com outras instituições, como a Organização Mundial da Saúde”.
Já Fon Sips, que teve um papel determinante na constituição do VdGM enquanto presidente da working party Junior Doctor Project Amsterdam 2004, conta como foi possível avançar com o projeto, há dez anos atrás, e afirma: “lendo os documentos de arquivo, a correspondência, os relatórios da Pré-conferência, e olhando para as fotos, é como um sonho tornado realidade”.
 
Mais adiante, no capítulo intitulado “The beginning of a journey: the shipbuilders”, o presidente da APMGF, presidente da WONCA Europa 2014, e presidente do VdGM no triénio 2007/ 2009, recorda o papel de Arno Timmermans, Fons Sips, Justin Allen e Luís Pisco, entre outros, na génese do Movimento, afirmando que “os objetivos do grupo pioneiro continuam a ser respeitados pelos atuais membros e pelo grupo executivo. O legado do VdGM será mantido pelas sucessivas gerações de médicos de família. Nunca se esqueçam que só podemos construir oi futuro e viver completamente no presente se conhecermos o passado”.

     

De acordo com Catarina Matias, manager da Pré-conferencia VdGM 2014 e coordenadora nacional do Programa Hippokrates, “este livro é uma forma de devolver tudo o que o Movimento Vasco da Gama nos deu, contar a nossa história e encorajar os atuais e novos colegas a juntarem-se à grande família da WONCA!”

 
No posfácio, da autoria do atual presidente do VdGM, Harris Lygidakis, pode ainda ler-se: “neste livro comemorativo, diferentes histórias nascem do nosso heterogéneo continente. No entanto, existem dois pontos comuns que as unem: um respeitoso olhar pelo passado e um bouquet de desejos para o futuro. (…) A WONCA Europa foi o nosso berço mas temos agora o privilégio de pertencer a uma família ainda maior: a rede global da WONCA de novos e futuros médicos de família, que consiste em sete Movimentos em cada uma das regiões do mundo”.

Leia Também

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

Filomena Correia – “As artes plásticas parecem ter um valor reconhecido na Saúde”

Recentes