Gerais
0

A Medicina Familiar tem o poder de transformar o mundo

Conferência de Michael Kidd na WONCA Europa 2014

Quando o presidente da WONCA Mundial fala acerca do presente estado da Medicina Geral e Familiar à escala global, é importante prestar atenção às suas palavras. Não só porque lidera a organização que representa os médicos de família em quase todos os cantos do mundo, mas também porque é alguém que, nos últimos anos, teve a oportunidade de trocar ideias com colegas de todos os continentes e possui um grande conhecimento acerca dos respetivos sistemas de saúde.
 
Com toda esta informação, Michael Kidd afirma que a Medicina Geral e Familiar está numa posição privilegiada para influenciar tanto a estrutura dos sistemas de saúde como os seus resultados e os padrões de bem-estar em todo o mundo.
O livro “The Contribution of Family Medicine to Improving Health Systems”, editado por Michael Kidd e apresentado durante o 19º Congresso Europeu de Medicina Geral e Familiar – WONCA Europa 2014 – baseia-se nestes pressupostos e na interpretação da atual situação a nível mundial.
 
O crescimento da especialidade só é possível se os médicos de família tiverem uma visão que ultrapasse o seu consultório e colaborarem mutuamente. Nesse sentido, Michael Kidd cita o primeiro presidente da WONCA, Monty Kent Hughes: “o futuro da nossa disciplina irá depender da nossa capacidade de trabalharmos em conjunto, ao serviço da Humanidade”.
Nos tempos modernos, é fundamental que os médicos de família estejam atentos às novas possibilidades de comunicação global. Michal Kidd desafiou, assim, os congressistas a participar nos esforços da WONCA para explorar o ciberespaço: “por favor, juntem-se à WONCA nos social media, tais como o Facebook, Twitter ou LinkedIn”.
 
O atual presidente da WONCA apontou igualmente as nações onde a disciplina de Medicina Geral e Familiar está a crescer rapidamente: “na China está a decorrer uma revolução nos cuidados de saúde primários. O país está a tentar desenvolver um sistema de cuidados de saúde primários mais sólidos”. Nos países onde o valor da Medicina Geral e Familiar já está demonstrado, existem também desenvolvimentos positivos. Michael Kidd aponta o exemplo da Irlanda onde agora existe um ministro para os cuidados de saúde primários.

Leia Também

“O presidente da WONCA não pode estar em todos os locais, ao mesmo tempo”

WONCA NEWS

91% dos utentes dizem que são bem atendidos pelos profissionais de saúde

Recentes

Menu