Gerais
0

António Arnaut recebe o título de doutor “honoris causa”

Na Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra distinguiu o “pai” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, com o título de doutor “honoris causa”. No elogio do doutorando, José Manuel Pureza, catedrático da Faculdade de Economia, destacou “a abertura e firmeza, tolerância e convicção” de António Arnaut, “uma combinação sábia de que os tempos em que vivemos assinalam como carência funda, diante dos assustadores escombros de uma Europa que, às mãos de uma lógica de desastre habilmente induzido, desiste de ser um projeto de paz feito de um arrojado pacto entre capital e trabalho em que era conferido um papel crucial aos direitos sociais e aos serviços públicos”. A cerimónia, que decorreu na Sala dos Capelos, contou com inúmeros convidados, entre os quais se encontravam Jorge Sampaio, António Almeida Santos, António José Seguro e Maria de Belém.

“O país que estima a democracia sabe que tem uma dívida irresgatável para com António Arnaut”, recordou ainda José Manuel Pureza. Ao chamar-lhe pai do SNS, “o país mostra que reconhece em António Arnaut não só o homem que concebeu este pedaço da democracia intensa, mas alguém que o ama, o cuida, que por ele se bate, que por ele se entrega”. Pedro Lopes Ferreira, professor da Faculdade de Economia, vai mais longe e garante que “poucos de nós têm o acaso e a sabedoria de estar à hora certa no local certo”. Arnaut “esteve sempre do lado certo das trincheiras na luta pela dignificação do ser humano e pela manutenção do estado social em Portugal”.

A homenagem tinha sido aprovada pelo Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que fez a proposta ao Senado, com o objetivo de “reconhecer uma grande personalidade da nossa democracia e da nossa sociedade”, realçando a sua ação como impulsionador do SNS.

Leia Também

19 de maio é o Dia Mundial do Médico de Família!

Unidades de cuidados primários do SNS realizaram mais de 31 milhões de consultas

Aposta na inovação e juventude

Recentes

Menu