Gerais
0

APGB promoveu Encontro Nacional de Grupos Balint

Em dupla jornada no Centro de Saúde de Sete Rios

A Associação Portuguesa de Grupos Balint (APGB) organizou, em colaboração com a APMGF, o seu Encontro Nacional de Grupos Balint, sob o lema “Pensar uma Medicina Holística”, nos dias 28 e 29 de outubro de 2016, no Centro de Saúde de Sete Rios (Lisboa). Um dos pontos altos da iniciativa (que contou com aproximadamente 40 participantes) foi a presença, na conferência de abertura, de Heide Otten, reputada especialista alemã em Medicina Psicossomática. “Foi muito importante termos tido na nossa companhia a Dr.ª Heide Otten – que nos trouxe ensinamentos extraordinários, novas estratégias de avaliação da relação médico/doente – mas este encontro foi sobretudo inovador porque comprovou que nós próprios, em Portugal, temos algo para mostrar. Permitiu que colegas portugueses integrados nos grupos Balint ou interessados na temática tenham tido a possibilidade de intervir pela primeira vez com os seus estudos, trabalhos e investigações”, salientou ao nosso jornal o presidente da APGB, Manuel Mário Sousa.

A organização do evento decidiu inclusive distinguir três dos trabalhos submetidos. Assim, recebeu o prémio para melhor comunicação oral o trabalho “Errar é humano – estratégias para lidar com o erro em Medicina”, de Inês Costa (interna na USF Senhora de Vagos).

Foram também entregues menções honrosas aos trabalhos “Metodologia Balint: é tão bom, por que não fazemos todos?”, de Paula Silva (USF Espinho) e “O doente difícil”, de Sandrina Martins (UCSP Este) e Fernanda Jesuíno (filósofa).

Leia Também

Uma entrada em grande na “casa” dos médicos de família!

Vacinação contra a gripe já abrange mais de metade dos portugueses acima dos 65 anos

APMGF Coimbra cria grupo de apoio

Recentes

Menu