Gerais
0

APMGF Coimbra cria grupo de apoio

Investigação

Consciente das crescentes necessidades sentidas pelos sócios – internos de Medicina Geral e Familiar (MGF) e médicos de família (MF) – na área da investigação, a delegação distrital de Coimbra da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) acaba de criar o GAI – Grupo de Apoio à Investigação.
“Ao longo das Jornadas de MGF do distrito e de outros eventos levados a cabo pela nossa delegação, fomo-nos apercebendo da enorme necessidade de apoio sentida pelos nossos sócios, sobretudo no que diz respeito a actividades de investigação e, muito em particular, nesta zona do País. Foi para responder a estas necessidades que criámos o GAI”, explicou ao Jornal Médico de Família a MF Inês Rosendo.
De acordo com esta delegada da APMGF Coimbra, que também integra o núcleo fundador do GAI, o grupo de apoio tem, actualmente, dois projectos activos: uma plataforma de apoio electrónica e um site informativo. “A plataforma existe para dar apoio a quem tenha dificuldades em qualquer passo da investigação em MGF, dando a resposta possível, por e-mail, em 15 dias a qualquer questão colocada, após recorrer a um grupo de consultores. O site informativo (http://grupoinvestigacaoapmgfcoimbra.wordpress.com) vai fazendo a compilação de toda a informação relacionada com esta área num só espaço: congressos, cursos, bolsas, oportunidades…”, adiantou Inês Rosendo.
O GAI é formado pela delegação distrital de Coimbra da APMGF, contando ainda com o apoio de diversos consultores (ao nível da plataforma) – José Augusto Simões, Luiz Miguel Santiago, Denise Velho, Conceição Maia, Patrícia Cardoso e Cláudia Paulo – “e com a ajuda de todos os que quiserem enviar informações para o nosso site”, esclarece a MF de Coimbra.
De acordo com Inês Rosendo, qualquer sócio da APMGF pode recorrer à plataforma de apoio, sendo dada preferência aos do distrito de Coimbra. Para tal, basta enviar um e-mail para GAIC.APMGF@gmail.com.
Os interessados em enviar informação para divulgar no site do GAI devem fazê-lo para o e-mail coimbra@apmgf.pt.
Uma vez que o GAI iniciou actividade muito recentemente, em Novembro, ainda não recebeu qualquer solicitação. “Ainda estamos numa fase de divulgação”, diz a responsável, explicando que a mesma está a ser feita nas redes sociais, listas de e-mails, site da APMGF e nos eventos da delegação distrital.

Leia Também

Veja o filme “Ser Médico de Família”

Ministra defende que é preciso “não desistir de trabalhar para melhorar a prestação de cuidados”

Do Presidente: o valor de Vasco

Recentes

Menu