Com o apoio da DGS
A campanha de sensibilização “Peso da Saúde” vai estar em 21 praias portuguesas até final do próximo mês. O projeto, desenvolvido pela empresa Keypoint em parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS), pretende alertar para o facto de que a obesidade é uma doença em si mesma e, uma vez não tratada, pode desencadear várias outras doenças.
O “Peso da Saúde” desenvolve-se a partir de diversos espaços interativos, organizados dentro de uma tenda. As pessoas interessadas podem participar gratuitamente, percorrendo três etapas de atividades.
Na primeira etapa é avaliada a composição corporal através da medição de sete elementos e explicada a importância do índice de massa corporal (IMC) para caracterizar o peso – normal, excesso e obesidade de diferentes graus.
Na segunda etapa – e com base no cálculo do IMC – é analisado o aumento do risco de outras doenças decorrentes da obesidade como, por exemplo, a diabetes ou a hipertensão arterial. Com o objetivo de facultar ao participante informação clara e útil, é-lhe entregue o seu relatório de risco.
Este percurso do programa é acompanhado e orientado por técnicos da área da investigação em saúde e inclui um questionário confidencial sobre a perceção e o “peso do peso” nas várias vertentes do dia-a-dia.
De acordo com a DGS, no início de setembro será apresentado em Lisboa o relatório resultante dos dados obtidos ao longo dos dois meses do programa.