Gerais
0

Conselho Mundial da WONCA toma decisões para o futuro

Praga

Decorreu (entre os dias 22 e 24 de Junho) o Conselho Mundial da WONCA, em Praga, nas vésperas do arranque da Conferência Europeia e Mundial WONCA Praga 2013. Neste Conselho Mundial debateram-se as questões mais relevantes acerca da governação e estratégia da WONCA, com a presença de representantes dos diversos países integrados neste organismo internacional.
 
No decurso desta sucessão de reuniões concretizaram-se, por exemplo, as sucessões nas lideranças dos corpos governativos da WONCA Mundial e WONCA Europa, que passam a ter na sua presidência, respetivamente, o Prof. Michael Kidd (Austrália) e o Prof. Job Metsemakers (Holanda). A Prof.ª Amanda Howe (Reino Unido) foi escolhida, durante o último dia do Conselho, para o cargo de Futura Presidente da WONCA Mundial. Neste Conselho Mundial tomaram-se, igualmente, medidas de fundo com impacto na atividade da WONCA, em particular as que determinam quais as candidaturas nacionais às quais foi atribuído o privilégio de organizarem futuras conferências anuais. Neste capítulo, realce para a candidatura sul-coreana, que conseguiu levar para Seoul a organização da Conferência da WONCA Mundial aprazada para 2018.
 
A APMGF e a sua comitiva aproveitaram, também, esta ocasião para realizar alguns contatos cruciais, em benefício da próxima WONCA Europa 2014, em especial junto de associações e colégios com os quais, tradicionalmente, a Associação não tem mantido relações instituicionais regulares. O momento oportuno, portanto, para captar a atenção dos colegas clínicos gerais/médicos de família de outras paragens, relativamente a um evento que apresenta todos os ingredientes para ser um sucesso. Pode-se dizer, aliás, que a recetividade foi excelente, no que respeita a esta “operação de charme”.
 
Aproveitamos para vos deixar aqui algumas imagens retiradas durante o Conselho Mundial, nomeadamente da comitiva portuguesa da APMGF, bem como da comitiva brasileira que representa a SBMFC e que apresentou a colegas de todo o mundo as ideias mestras da conferência que organizará no Rio de Janeiro, em 2016, nas mesmas instalações onde decorrerão (poucos meses antes) os Jogos Olímpicos.

    
     
     

Leia Também

Gerir o stress e evitar o burnout… com inteligência emocional

Aposta nos CSP não se pode resumir a palavras de ocasião

Fernando Araújo escolhido como diretor executivo do SNS

Recentes

Menu