Gerais
0

Conselho Mundial da WONCA toma decisões para o futuro

Praga

Decorreu (entre os dias 22 e 24 de Junho) o Conselho Mundial da WONCA, em Praga, nas vésperas do arranque da Conferência Europeia e Mundial WONCA Praga 2013. Neste Conselho Mundial debateram-se as questões mais relevantes acerca da governação e estratégia da WONCA, com a presença de representantes dos diversos países integrados neste organismo internacional.
 
No decurso desta sucessão de reuniões concretizaram-se, por exemplo, as sucessões nas lideranças dos corpos governativos da WONCA Mundial e WONCA Europa, que passam a ter na sua presidência, respetivamente, o Prof. Michael Kidd (Austrália) e o Prof. Job Metsemakers (Holanda). A Prof.ª Amanda Howe (Reino Unido) foi escolhida, durante o último dia do Conselho, para o cargo de Futura Presidente da WONCA Mundial. Neste Conselho Mundial tomaram-se, igualmente, medidas de fundo com impacto na atividade da WONCA, em particular as que determinam quais as candidaturas nacionais às quais foi atribuído o privilégio de organizarem futuras conferências anuais. Neste capítulo, realce para a candidatura sul-coreana, que conseguiu levar para Seoul a organização da Conferência da WONCA Mundial aprazada para 2018.
 
A APMGF e a sua comitiva aproveitaram, também, esta ocasião para realizar alguns contatos cruciais, em benefício da próxima WONCA Europa 2014, em especial junto de associações e colégios com os quais, tradicionalmente, a Associação não tem mantido relações instituicionais regulares. O momento oportuno, portanto, para captar a atenção dos colegas clínicos gerais/médicos de família de outras paragens, relativamente a um evento que apresenta todos os ingredientes para ser um sucesso. Pode-se dizer, aliás, que a recetividade foi excelente, no que respeita a esta “operação de charme”.
 
Aproveitamos para vos deixar aqui algumas imagens retiradas durante o Conselho Mundial, nomeadamente da comitiva portuguesa da APMGF, bem como da comitiva brasileira que representa a SBMFC e que apresentou a colegas de todo o mundo as ideias mestras da conferência que organizará no Rio de Janeiro, em 2016, nas mesmas instalações onde decorrerão (poucos meses antes) os Jogos Olímpicos.

    
     
     

Leia Também

Paulo Santos conclui provas com tese sobre uso de ECG nos CSP

Submeta os seus artigos sobre CSP na região de Lisboa

Lei define prazo máximo de 30 dias na abertura de concursos para recém-especialistas

Recentes

Menu