Gerais
0

Contratação de MF em destaque no programa «Sociedade Civil»

Com a presença de Nelson Rodrigues:

O vice-presidente da APMGF, Nelson Rodrigues, participou no programa «Sociedade Civil», emitido no dia 8 de junho na RTP 2 e subordinado ao tema da contratação de médicos de família (MF) no nosso país.

O dirigente associativo relembrou que a situação é muito díspar ao longo do país e que se na Região Norte o número de utentes sem MF é apenas residual e poderá ser eliminado nos próximos dois anos, em outras regiões – mais a sul – é fundamental tomar medidas urgentes. Nelson Rodrigues sublinhou que uma das soluções mais óbvias e produtivas seria impulsionar a criação de um maior número de unidades de saúde familiar (USF), relembrando que até à entrada da atual equipa ministerial o SNS contava com uma média aproximada de 60 novas USF por ano, ritmo que baixou para cerca de 30 a 25 ao ano, na atualidade.

Igualmente convidado a participar neste programa, o presidente da ARS do Norte (Álvaro Almeida) assegurou que apesar de apenas duas novas USF terem aberto as portas na Região Norte em 2015 e até ao momento, outras seis se seguirão em breve, assim que sejam colocados os recém-especialistas que fazem parte das referidas equipas.

Sobre a contratação temporária de MF reformados, para fazer frente à escassez de médicos em locais específicos, o presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, frisou que esta pode ser uma solução válida, durante os próximos dois a três anos, enquanto se aguarda pela colocação dos muitos internos de MGF que estão no presente em pleno ciclo de formação específica, mas não nas condições propostas pelo Ministério da Saúde.

Segundo Miguel Guimarães, se os colegas aposentados passam a assumir – transitoriamente – idêntico nível de responsabilidade ao dos médicos de família que estão na carreira, tomando conta de uma lista de utentes, então devem receber uma remuneração igual a esses colegas que estão no ativo, em vez da pensão acrescida de um terço da remuneração de carreira ajustada à carga horária.

Assista ao programa «Sociedade Civil» sobre a contratação de MF através deste link.

Leia Também

Plano de Melhoria do SNS avança com reforço de verbas e profissionais

Procuram-se boas experiências para replicar

Oportunidade única de aprendizagem através de intercâmbio em Praga

Recentes

Menu