Gerais
0

Copenhaga é o próximo destino!

21ª Conferência da WONCA Europa

Entre 15 e 18 de junho do próximo ano Copenhaga irá acolher a 21ª Conferência Europeia da WONCA no Bella Center. A capital dinamarquesa sucede assim a Istambul e Lisboa, recebendo uma iniciativa organizada em parceria pela Região Europeia da WONCA e pela Nordic Federation of General Practitioners (NFGP), entidade que congrega associações de médicos de família da Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Islândia. O Colégio Dinamarquês de Clínicos Gerais é o organismo com a responsabilidade executiva.

Este evento, que segundo os organizadores poderá reunir cerca de 3500 participantes, será inovador em variadas dimensões. A começar pelo facto de não existirem apoios ou patrocínios de índole comercial, uma decisão tomada em conjunto pelas associações e colégios nórdicos, no sentido de fazer passar a mensagem de que “somos capazes de fazê-lo sozinhos!”.

O lema da conferência será “Médicos de família com cabeça e coração”, estando já confirmados vários oradores de renome cujo tarefa é abordar assuntos de enorme atualidade. Precisamente sobre o binómio racionalidade/emotividade na atuação dos médicos de família falará Michael Kidd, o atual presidente da WONCA Mundial. Kaisu Pitkälä (Universidade de Helsínquia) abordará o fenómeno do envelhecimento no Velho Continente e Martin Marshall (University College – Londres) incidirá a sua comunicação sobre como podemos tornar a prestação de cuidados de saúde comportável, do ponto de vista económico.



Os desafios da consulta de Medicina Familiar no futuro terão análise cuidada por parte de Clare Gerada (ex-chair do Conselho do Royal College of General Practitioners e atual diretora do NHS Practitioner Health Programme) enquanto a importância do diagnóstico no âmbito da especialidade será o tópico de eleição para Paul Glasziou (Bond University – Austrália). Por último, refira-se o facto de o tema da iniquidade em saúde e dos cuidados a grupos populacionais específicos ser um eixo central da conferência, com comunicações a cargo de Bernadette Kumar (diretora do Centro Norueguês para a Investigação da Saúde das Minorias) e de Katherine Rouleau (Universidade de Toronto – Canadá).



Fotos: www.copenhagenmediacenter.com

A conferência oferece também aos participantes a oportunidade de visitarem unidades dos CSP na região de Copenhaga, logo no dia de abertura do evento, algo que lhes permitirá familiarizarem-se com a realidade local. Realce, ainda, para a pré-conferência do Movimento Vasco da Gama (MVdG), que decorrerá a 14 e 15 de junho, no Hotel Scandic Hvidovre.

Poderá encontrar informação adicional e inscrever-se para participar na 21ª Conferência Europeia da WONCA e na Pré-Conferência do MVdG no site oficial da iniciativa, em www.woncaeurope2016.com.

Leia Também

Experiência piloto de Unidades de Internos gera polémica

APMGF e LiveMed apuram detalhes sobre o Programa AAP 2018

GRESP vai lançar três prémios de investigação

Recentes

Menu