Gerais
0

Copenhaga é o próximo destino!

21ª Conferência da WONCA Europa

Entre 15 e 18 de junho do próximo ano Copenhaga irá acolher a 21ª Conferência Europeia da WONCA no Bella Center. A capital dinamarquesa sucede assim a Istambul e Lisboa, recebendo uma iniciativa organizada em parceria pela Região Europeia da WONCA e pela Nordic Federation of General Practitioners (NFGP), entidade que congrega associações de médicos de família da Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Islândia. O Colégio Dinamarquês de Clínicos Gerais é o organismo com a responsabilidade executiva.

Este evento, que segundo os organizadores poderá reunir cerca de 3500 participantes, será inovador em variadas dimensões. A começar pelo facto de não existirem apoios ou patrocínios de índole comercial, uma decisão tomada em conjunto pelas associações e colégios nórdicos, no sentido de fazer passar a mensagem de que “somos capazes de fazê-lo sozinhos!”.

O lema da conferência será “Médicos de família com cabeça e coração”, estando já confirmados vários oradores de renome cujo tarefa é abordar assuntos de enorme atualidade. Precisamente sobre o binómio racionalidade/emotividade na atuação dos médicos de família falará Michael Kidd, o atual presidente da WONCA Mundial. Kaisu Pitkälä (Universidade de Helsínquia) abordará o fenómeno do envelhecimento no Velho Continente e Martin Marshall (University College – Londres) incidirá a sua comunicação sobre como podemos tornar a prestação de cuidados de saúde comportável, do ponto de vista económico.



Os desafios da consulta de Medicina Familiar no futuro terão análise cuidada por parte de Clare Gerada (ex-chair do Conselho do Royal College of General Practitioners e atual diretora do NHS Practitioner Health Programme) enquanto a importância do diagnóstico no âmbito da especialidade será o tópico de eleição para Paul Glasziou (Bond University – Austrália). Por último, refira-se o facto de o tema da iniquidade em saúde e dos cuidados a grupos populacionais específicos ser um eixo central da conferência, com comunicações a cargo de Bernadette Kumar (diretora do Centro Norueguês para a Investigação da Saúde das Minorias) e de Katherine Rouleau (Universidade de Toronto – Canadá).



Fotos: www.copenhagenmediacenter.com

A conferência oferece também aos participantes a oportunidade de visitarem unidades dos CSP na região de Copenhaga, logo no dia de abertura do evento, algo que lhes permitirá familiarizarem-se com a realidade local. Realce, ainda, para a pré-conferência do Movimento Vasco da Gama (MVdG), que decorrerá a 14 e 15 de junho, no Hotel Scandic Hvidovre.

Poderá encontrar informação adicional e inscrever-se para participar na 21ª Conferência Europeia da WONCA e na Pré-Conferência do MVdG no site oficial da iniciativa, em www.woncaeurope2016.com.

Leia Também

91% dos utentes dizem que são bem atendidos pelos profissionais de saúde

Coletânea de «evidências clínicas» de 2018 contribui para um MF atualizado

Trabalho realizado na USF Espinho em destaque

Recentes

Menu