Gerais
0

Internos procuram soluções inovadoras para o dia a dia

14º ENIJMF

O 14º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família arrancou ontem (25 de setembro) em Viseu, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, com a realização do  workshop bilingue de “Design Thinking”. Esta metodologia permite, em pequenos grupos, encontrar e desenvolver soluções inovadoras para problemas, com recurso a técnicas diversificadas, tais como a entrevista, a observação, o “brainstorming” e a elaboração de um pequeno protótipo.
 
Os participantes deste workshop (moderado pelo ex-presidente do Movimento Vasco da Gama, Harris Lygidakis, secundado por Ana Nunes Barata) estão a trabalhar em grupo sobre problemas do dia a dia. O objetivo é poder implementar as soluções encontradas nas respetivas consultas e unidades de saúde.

Segundo Harris Lygidakis, a reação dos participantes foi excelente e esta metodologia acaba por “se revelar particularmente útil em contextos complexos, como os que caracterizam as organizações de saúde dos CSP, de onde nos chegam estas pessoas”. Segundo este responsável, um dos objetivos da sessão passa por estimular os participantes a replicarem este tipo de reflexão nas suas unidades de saúde de origem.
 
Já Ana Barata garante que o facto de o workshop reunir colegas de seis países diferentes enriquece o resultado final, “uma vez que a partilha de diferentes contextos ajuda as pessoas a pensarem «fora da caixa»”.
 
A sessão de apresentação dos resultados terá lugar amanhã, dia 26 de setembro.

Leia Também

Evento bracarense recebe perto de mil participantes

Humanismo é faceta inseparável da MGF

Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar aposta na acessibilidade

Recentes

Menu