Gerais

Mais de meio milhão de euros em apoios para os CSP

40 projetos inovadores reconhecidos pela Missão Continente:

O concurso anual da Missão Continente de 2016 premiou 40 projetos desenvolvidos nos cuidados de saúde primários (CSP) portugueses e que, de acordo com o júri, mais mérito apresentaram ao nível da educação e capacitação na área da saúde familiar.

O concurso da Missão Continente foi desenvolvido de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), da Sociedade Portuguesa de Pediatria, da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Enfermeiros, da Escola Nacional de Saúde Pública e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.

Os projetos vendedores incidem sobre áreas tão diversas como o apoio a doentes com feridas complexas, a promoção da literacia em saúde, a preparação para o parto e parentalidade, a prevenção do consumo de tabaco, a prevenção da violência e abuso sexual, a melhoria da alimentação dentro e fora de ambiente escolar ou a adesão à terapêutica, entre outras.

A titulo de exemplo, refira-se o projeto “Pingos de Amor”, desenvolvido pela Unidade de Cuidados Continuados (UCC) Norton de Matos, em Coimbra – Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Mondego – que recolheu um apoio de 8 mil euros. Os seus objetivos passam por promover o aleitamento materno em exclusivo nos primeiros seis meses de vida, como preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ajudando e apoiando as mães e bebés a obterem sucesso no aleitamento materno e disponibilizando às mães apoio através de uma aplicação para telemóvel e audiovisuais. Esta aplicação foi criada no âmbito de um protocolo estabelecido com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, tendo sido desenvolvida por alunos do Mestrado de Informática Aplicada.

No total, a Missão Continente angariou cerca de 550 mil euros para financiar 40 projetos promovidos por ACeS de 16 distritos nacionais, através do Concurso Missão Continente.

 

Leia Também

Mais de 300 participantes no dia dedicado aos workshops em Tróia

“Se queres um bom cabaço, semeia-o em março”! Próximas Conversas sobre Investigação no dia 20 de março – Venha participar e partilhar os seus interesses e experiências! 

SPN e APMGF criam infografia para o Dia Mundial do Rim que coloca ênfase no diagnóstico precoce da doença renal

Recentes