Gerais
0

Mais de meio milhão de euros em apoios para os CSP

40 projetos inovadores reconhecidos pela Missão Continente:

O concurso anual da Missão Continente de 2016 premiou 40 projetos desenvolvidos nos cuidados de saúde primários (CSP) portugueses e que, de acordo com o júri, mais mérito apresentaram ao nível da educação e capacitação na área da saúde familiar.

O concurso da Missão Continente foi desenvolvido de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), da Sociedade Portuguesa de Pediatria, da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Enfermeiros, da Escola Nacional de Saúde Pública e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.

Os projetos vendedores incidem sobre áreas tão diversas como o apoio a doentes com feridas complexas, a promoção da literacia em saúde, a preparação para o parto e parentalidade, a prevenção do consumo de tabaco, a prevenção da violência e abuso sexual, a melhoria da alimentação dentro e fora de ambiente escolar ou a adesão à terapêutica, entre outras.

A titulo de exemplo, refira-se o projeto “Pingos de Amor”, desenvolvido pela Unidade de Cuidados Continuados (UCC) Norton de Matos, em Coimbra – Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Mondego – que recolheu um apoio de 8 mil euros. Os seus objetivos passam por promover o aleitamento materno em exclusivo nos primeiros seis meses de vida, como preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ajudando e apoiando as mães e bebés a obterem sucesso no aleitamento materno e disponibilizando às mães apoio através de uma aplicação para telemóvel e audiovisuais. Esta aplicação foi criada no âmbito de um protocolo estabelecido com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, tendo sido desenvolvida por alunos do Mestrado de Informática Aplicada.

No total, a Missão Continente angariou cerca de 550 mil euros para financiar 40 projetos promovidos por ACeS de 16 distritos nacionais, através do Concurso Missão Continente.

 

Leia Também

Curso on-line sobre nutrição e exercício físico com a chancela do GENEF

Este «interior» não é para médicos de família

Atitudes e comportamentos positivos no seio da equipa de saúde ganham ênfase no programa

Recentes

Menu