Gerais
0

Mais de um terço dos portugueses com idade igual ou superior a 65 anos já foi vacinado

7ª Edição do Vacinómetro

Até ao dia 22 de outubro, altura em que foram revelados os primeiros resultados da 7ª edição do projeto Vacinómetro, 38% dos portugueses com 65 ou mais anos de idade já tinham sido vacinados contra a gripe sazonal.

A taxa de vacinação na faixa etária entre os 60 e os 64 anos de idade era de 16%, sendo de 21% entre os indivíduos portadores de doenças crónicas e de 25% entre os profissionais de saúde com contacto direto com doentes. Os responsáveis pelo projeto estimam ainda que tenham intenção de se vacinar 42% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação e 51% dos indivíduos com 65 ou mais anos de idade.

De recordar que o projeto Vacinómetro (desenvolvido pelo sétimo ano consecutivo pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia – SPP – e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar – APMGF – com o apoio da Sanofi Pasteur MSD – SPMSD) tem como objetivo monitorizar a cobertura vacinal contra o vírus da gripe junto de quatro grupos de indivíduos pertencentes ao grupo recomendado e a grupos de vacinação prioritária, indicados pela Direção-Geral da Saúde. As informações divulgadas foram recolhidas através de inquéritos telefónicos efetuados junto de uma amostra de 1512 indivíduos.

A iniciativa conjunta da SPP, da APMGF e SPMSD, vai decorrer durante cinco meses. Os próximos resultados serão divulgados a 4 e 25 de novembro de 2015.

Leia Também

APMGF exige revogação imediata de DL

APMGF e MS vão trabalhar juntos para desenvolver mecanismos de apoio

Marcelo pede Lei de Bases da Saúde flexível do ponto de vista organizacional

Recentes

Menu