Gerais
0

Margaret Chan vê médico de família como elemento central dos sistemas de saúde

WONCA Praga 2013

A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) advogou, durante a cerimónia de abertura da Conferência Mundial da WONCA (realizada em Praga), que a Medicina Familiar é uma peça indispensável para qualquer dispositivo assistencial: “os médicos de família sempre foram o elemento central dos sistemas de saúde (…) A Medicina Familiar é, aliás, a nossa esperança para o futuro e os médicos de família são estrelas ascendentes”. A responsável máxima da OMS incentivou os clínicos gerais/médicos de família presentes a continuarem os seus esforços para “cultivar o lado humano da Medicina” e garantiu que “a tecnologia e o computador jamais poderão substituir o impacto da relação pessoal”.
Margaret Chan pediu também aos médicos de família de todo o mundo para se manterem fiéis aos seus valores essenciais: “recordem-se que dão continuidade a uma nobre tradição e que os primeiros médicos eram generalistas”.
 
Embora não tenha dúvidas de que não é possível, nos dias que correm, combater as doenças crónicas não comunicáveis sem um forte investimento por parte dos governos nos CSP, Margaret Chan sublinhou a assimetria entre as palavras bem-intencionadas de muitos políticos e as estratégias nacionais definidas para a prestação de cuidados: “em muitos países, os CSP recebem menos de 5% das verbas destinadas à área da Saúde. Isto faz-nos pensar…”.
No decurso da cerimónia de abertura da conferência da WONCA, o ministro da Saúde checo (Leos Heger) deixou por sua vez uma nota de apreço pela especialidade e pelo trabalho incansável dos médicos de família, num momento em que se prepara para abandonar o cargo: “o nosso governo foi derrubado e esta será a última conferência em que participarei nestas funções. Posso-vos dizer que, para mim, é um prazer fazer tal despedida neste evento, porque acredito que os médicos de família são e serão sempre a base de um bom sistema de saúde”.
 
Entretanto, as atividades de promoção da WONCA 2014 (Lisboa) arrancaram em força na área de exposição, com uma enorme afluência e interesse manifestado pelos conferencistas relativamente ao stand da APMGF. Tal como já sucedeu em outros eventos internacionais, a Associação sorteia nesta conferência da WONCA Mundial duas inscrições para o evento a realizar no próximo ano, na capital portuguesa. A extensa delegação portuguesa de médicos de família que se deslocaram a Praga – a quarta mais representativa em termos de nacionalidades – também tem ajudado a transmitir muita simpatia e cordialidade em torno do espaço APMGF.

     
     
     
     
     

 
 

Leia Também

Datas para avaliações da cobertura vacinal já foram definidas

19 de maio é o Dia Mundial do Médico de Família!

Diversificação alimentar bem-sucedida nas crianças exige indicações claras aos pais/cuidadores

Recentes

Menu