Gerais
0

Margaret Chan vê médico de família como elemento central dos sistemas de saúde

WONCA Praga 2013

A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) advogou, durante a cerimónia de abertura da Conferência Mundial da WONCA (realizada em Praga), que a Medicina Familiar é uma peça indispensável para qualquer dispositivo assistencial: “os médicos de família sempre foram o elemento central dos sistemas de saúde (…) A Medicina Familiar é, aliás, a nossa esperança para o futuro e os médicos de família são estrelas ascendentes”. A responsável máxima da OMS incentivou os clínicos gerais/médicos de família presentes a continuarem os seus esforços para “cultivar o lado humano da Medicina” e garantiu que “a tecnologia e o computador jamais poderão substituir o impacto da relação pessoal”.
Margaret Chan pediu também aos médicos de família de todo o mundo para se manterem fiéis aos seus valores essenciais: “recordem-se que dão continuidade a uma nobre tradição e que os primeiros médicos eram generalistas”.
 
Embora não tenha dúvidas de que não é possível, nos dias que correm, combater as doenças crónicas não comunicáveis sem um forte investimento por parte dos governos nos CSP, Margaret Chan sublinhou a assimetria entre as palavras bem-intencionadas de muitos políticos e as estratégias nacionais definidas para a prestação de cuidados: “em muitos países, os CSP recebem menos de 5% das verbas destinadas à área da Saúde. Isto faz-nos pensar…”.
No decurso da cerimónia de abertura da conferência da WONCA, o ministro da Saúde checo (Leos Heger) deixou por sua vez uma nota de apreço pela especialidade e pelo trabalho incansável dos médicos de família, num momento em que se prepara para abandonar o cargo: “o nosso governo foi derrubado e esta será a última conferência em que participarei nestas funções. Posso-vos dizer que, para mim, é um prazer fazer tal despedida neste evento, porque acredito que os médicos de família são e serão sempre a base de um bom sistema de saúde”.
 
Entretanto, as atividades de promoção da WONCA 2014 (Lisboa) arrancaram em força na área de exposição, com uma enorme afluência e interesse manifestado pelos conferencistas relativamente ao stand da APMGF. Tal como já sucedeu em outros eventos internacionais, a Associação sorteia nesta conferência da WONCA Mundial duas inscrições para o evento a realizar no próximo ano, na capital portuguesa. A extensa delegação portuguesa de médicos de família que se deslocaram a Praga – a quarta mais representativa em termos de nacionalidades – também tem ajudado a transmitir muita simpatia e cordialidade em torno do espaço APMGF.

     
     
     
     
     

 
 

Leia Também

Formação específica em exercício de MGF deve arrancar em junho

Três quartos das USF estão descontentes com atuação do Ministério da Saúde

Base de dados passa a incorporar mais conhecimento e funcionalidades

Recentes

Menu