Gerais
0

Ministro da Saúde promete mais psicólogos nos CSP

No Dia Mundial da Saúde 2017, dedicado à depressão:

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, garantiu que será feita a incorporação, a breve trecho, de um maior número de psicólogos nos cuidados de saúde primários (CSP). A promessa foi feita durante a cerimónia oficial de comemoração do Dia Mundial da Saúde 2017, este ano dedicado à depressão.

“Vamos reforçar este ano, na medida das nossas possibilidades, o corpo de profissionais de Psicologia Clínica nos CSP”, asseverou Adalberto Campos Fernandes.

O governante lembrou ainda que “a depressão é um fenómeno endémico. Uma manifestação de doença muitas vezes oculta, envergonhada ou desvalorizada, que não se pode esgotar numa abordagem estritamente biomédica. Temos de ser capazes de dar as mãos, encarar o multiprofissionalismo com uma área de respostas mais qualificadas e eficientes. A abordagem psicoterapêutica, em que psicólogos e psiquiatras, médicos de família e enfermeiros se juntam em torno de uma resposta comum é o caminho a seguir”.


     


A cerimónia que assinalou a efeméride ficou ainda marcada pela entrega do Prémio Nacional de Saúde 2016 ao Prof. Gentil Martins e por uma curiosa mesa redonda na qual se discutiu o tema da depressão, sob vários ângulos. Nota, aqui, para a partilha na primeira pessoa da experiência pessoal do músico Jorge Palma, que durante décadas se bateu com questões associadas à depressão e ao consumo abusivo de álcool. Neste debate, a psicóloga clínica Nélia Rebelo da Silva salientou que “o SNS tem excelentes profissionais nesta área, embora porventura não bem potenciados” e a médica de família Raquel Braga frisou que os “médicos de família têm um papel importante neste campo, não só ao nível do diagnóstico da doença, como também do empoderamento dos doentes”.

A nível internacional, a efeméride é organizada pela Organização Mundial de Saúde, que produziu materiais extensos sobre a temática da depressão, que poderá consultar aqui.

Leia Também

Inicia-se um novo ciclo para a revista de todos os médicos de família

OM coloca as suas propostas em consulta e discussão pública

Estrutura do Internato e métodos de avaliação em debate

Recentes

Menu