Gerais
0

Mulheres em fase inicial de gravidez entram nos grupos alvo prioritários

Vacinação contra a gripe

A Direção-Geral da Saúde (DGS) acaba de lançar uma Orientação (016/2014) que contém as recomendações e informações sobre a vacinação contra a gripe com a vacina trivalente, para a época 2014/2015.

Uma das principais novidades, relativamente à época de vacinação transata, é o facto de agora se incluírem nos grupos alvo prioritários as mulheres em qualquer fase de gravidez e não apenas após as 12 semanas de gestação. Ainda no âmbito dos grupos alvo prioritários e na classificação de “pessoas com probabilidade acrescida de contrair e transmitir o vírus às pessoas consideradas com alto risco de desenvolver complicações pós-infeção gripal” foi introduzido um novo sub-grupo, no caso os “coabitantes de pessoas consideradas com alto risco de desenvolver complicações pós-infeção gripal, quando estas não possam ser vacinadas ou tenham imunodepressão moderada ou grave”.

De referir, ainda, que no lote de cidadãos com direito à administração gratuita da vacina no Serviço Nacional de Saúde foram incluídos os doentes em diálise crónica.

Pode consultar a Orientação da DGS, na íntegra, aqui.

Leia Também

Debate Dia Mundial MF 2022

Condições de trabalho, remuneração e contratação de MF têm de ser revistas

Presidente da APMGF analaisa contexto da MGF em Portugal

Presidente da APMGF analisa contexto atual da MGF no nosso país

Webinar Contratualização Diferido

Aceda ao webinar sobre a contratualização em diferido

Recentes

Menu