Gerais
0

Nova geração de MF debate desafios de uma sociedade em mudança

Pré-conferência do Movimento Vasco da Gama

Já está a decorrer, no Centro de Congressos de Lisboa, a Pré-conferência do Movimento Vasco da Gama (VdGM), que antecede a realização do 19º Congresso Europeu de Medicina Geral e Familiar – WONCA Europa 2014. À semelhança do 19º Congresso, os trabalhos decorrem sob o lema “Novas rotas para a Medicina Geral e Familiar”.
 
Durante a Pré-conferência, que se prolonga até amanhã ao final da tarde, cerca de 150 participantes têm a oportunidade de conhecer internos e outros jovens médicos de família/clínicos gerais de outros países e serem introduzidos no contexto global da Clínica Gera/Medicina Familiar. Por outro lado, o encontro do VdGM permite-lhes familiarizar-se com outras realidades e comparar os diferentes sistemas de cuidados de saúde primários, estatuto dos médicos de família e programas de Internato.
A discussão e a elaboração de visões para o futuro são outro dos objetivos essenciais da Pré-conferência. Este ano, as sessões de trabalho de grupo incidem sobre a melhoria da prática, qualidade, ensino e investigação; desenvolvimento da especialidade no sentido de corresponder às necessidades dos doentes numa sociedade cada vez mais complexa; as condições de trabalho da nova geração de médicos de família e, por último, questões relacionadas com os programas de intercâmbio.

     

Amanhã, a partir das 15h30, terá lugar um plenário onde vão ser apresentadas as conclusões destes grupos de trabalho. A ideia é divulgar, no final da Pré-conferência, não só o resultado deste intercâmbio de ideias mas também um projeto de futuro sobre os caminhos da Medicina Familiar nos próximos anos, no que diz respeito especialmente aos internos e jovens médicos de família.


     

A Pré-conferência está marcada pelo entusiasmo e expetativa, em parte resultantes das comemorações do 10º aniversário do Movimento. Trata-se da celebração de todo o trabalho realizado até agora e da reflexão sobre o caminho a seguir nos próximos anos.

Durante o dia de amanhã sucedem-se os atos comemorativos desta importante celebração. Nomeadamente, o lançamento do livro sobre o Movimento, que surge com o sugestivo título “10 years sailing, much more to discover” e uma exposição de fotografia também alusiva aos dez anos do VdGM.
 
O conselho europeu do Movimento vai estar reunido durante o dia de hoje. Nesta sessão serão discutidos assuntos importantes para a continuidade das atividades do VdGM, a par da eleição do próximo grupo executivo do Movimento.

Leia Também

Desigualdades sociais promovem ao mesmo tempo obesidade e desnutrição

Edição digital disponível para todos os sócios da APMGF

Não perca workshops e cursos que fazem a diferença!

Recentes

Menu