Gerais

Novo plano de cuidados integrados na área da bexiga hiperativa

Astellas junta-se a associações médicas para produzir:

Durante o ano de 2016 foi desenvolvido um plano de cuidados integrados (ICP) na área da bexiga hiperativa (BH), com o apoio da Astellas Farma. Este documento pretende ajudar os médicos de família na abordagem e tratamento destes doentes. O grupo de trabalho foi constituído por dois médicos de Medicina Geral e Familiar, dois urologistas, dois ginecologistas e um fisiatra e contou com o apoio científico da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), da Associação Portuguesa de Urologia (APU) e da Associação Portuguesa de Neurourologia e Uroginecologia (APNUG).

Foram desenvolvidos um conjunto de formulários (a aplicar nas diferentes consultas, para ajudar a verificar as questões necessárias perante um doente com BH) e um documento mais extenso com a explicação dos formulários e a evidência cientifica que sustenta o trabalho. Este trabalho vai ser amplamente divulgado durante o 34º Encontro Nacional da APMGF, no dia 17 de março.

Consulte aqui os formulários do plano de cuidados integrados.

Consulte aqui o guia de utilizador e a evidência que suporta o plano de cuidados integrados.

Leia Também

“Se queres um bom cabaço, semeia-o em março”! Próximas Conversas sobre Investigação no dia 20 de março – Venha participar e partilhar os seus interesses e experiências! 

SPN e APMGF criam infografia para o Dia Mundial do Rim que coloca ênfase no diagnóstico precoce da doença renal

34ªs Jornadas de Évora reforçam dinamismo da formação em MGF no Alentejo apesar de tempos desafiantes

Recentes