Gerais
0

O presente e o futuro dos cuidados paliativos em Portugal

Debate a não perder durante o 34º Encontro Nacional:

Os cuidados paliativos têm sido matéria de legislação e reorganização nos últimos anos, com o intuito de promover a prestação de cuidados específicos e adequados a pessoas com doença avançada e às suas famílias. Surge, portanto, num momento oportuno a sessão plenária que será organizada pelo Grupo de Estudos em Cuidados Paliativos da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) durante o 34º Encontro Nacional, com o título “Cuidados paliativos em Portugal – Onde estamos e para onde vamos”. O debate terá por objetivo contribuir para a divulgação do atual estado da arte e para a discussão do caminho a percorrer, principalmente ao nível dos cuidados de saúde primários (CSP).

A sessão contará com a participação de Edna Gonçalves, presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos (CNCP) e diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de S. João, que apresentará o Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no biénio 2017-2018, recentemente aprovado.

Realce também para a participação de Fátima Teixeira, elemento da CNCP e coordenadora regional da Rede Nacional de Cuidados Paliativos na ARS do Algarve (que abordará a experiência de 10 anos da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES Sotavento) e de Bárbara Gomes, docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e investigadora do King’s College London, que discutirá a importância da investigação no desenvolvimento desta área de cuidados, com destaque para os últimos avanços científicos internacionais e nacionais. A moderação ficará a cargo de Maria Constantina Carvalho Sousa e Silva, médica de família e assessora do Conselho Diretivo da ARS Norte para os CSP.

A organização da sessão é da responsabilidade de Helena Beça, médica de família, mestre em cuidados paliativos pela Universidade Católica Portuguesa (Porto) e coordenadora do Grupo de Estudos em Cuidados Paliativos da APMGF.

Leia Também

Iniciativa comprova que os internos – e a sua energia – representam o futuro da especialidade

Conheça os workshops em que pode participar!

10 anos a navegar, muito mais para descobrir…

Recentes

Menu