Gerais
0

O presente e o futuro dos cuidados paliativos em Portugal

Debate a não perder durante o 34º Encontro Nacional:

Os cuidados paliativos têm sido matéria de legislação e reorganização nos últimos anos, com o intuito de promover a prestação de cuidados específicos e adequados a pessoas com doença avançada e às suas famílias. Surge, portanto, num momento oportuno a sessão plenária que será organizada pelo Grupo de Estudos em Cuidados Paliativos da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) durante o 34º Encontro Nacional, com o título “Cuidados paliativos em Portugal – Onde estamos e para onde vamos”. O debate terá por objetivo contribuir para a divulgação do atual estado da arte e para a discussão do caminho a percorrer, principalmente ao nível dos cuidados de saúde primários (CSP).

A sessão contará com a participação de Edna Gonçalves, presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos (CNCP) e diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de S. João, que apresentará o Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no biénio 2017-2018, recentemente aprovado.

Realce também para a participação de Fátima Teixeira, elemento da CNCP e coordenadora regional da Rede Nacional de Cuidados Paliativos na ARS do Algarve (que abordará a experiência de 10 anos da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES Sotavento) e de Bárbara Gomes, docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e investigadora do King’s College London, que discutirá a importância da investigação no desenvolvimento desta área de cuidados, com destaque para os últimos avanços científicos internacionais e nacionais. A moderação ficará a cargo de Maria Constantina Carvalho Sousa e Silva, médica de família e assessora do Conselho Diretivo da ARS Norte para os CSP.

A organização da sessão é da responsabilidade de Helena Beça, médica de família, mestre em cuidados paliativos pela Universidade Católica Portuguesa (Porto) e coordenadora do Grupo de Estudos em Cuidados Paliativos da APMGF.

Leia Também

Portugueses distinguidos pela qualidade dos seus intercâmbios em MGF

Primeiros resultados revelam arranque auspicioso da campanha vacinal

Presidente da APMGF faz a antevisão

Recentes

Menu