GeraisInternacional & Cooperação
0

OMS estimula embalagens de cigarros mais “elucidativas”

Dia Mundial sem Tabaco:

A 31 de maio celebra-se o Dia Mundial sem Tabaco, efeméride criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1987. Este ano, a OMS decidiu atribuir à jornada mundial o lema “Prepare-se para uma embalagem simples”, frase que formata uma grande campanha internacional apostada na implementação de leis que permitam alterar a configuração dos maços de tabaco, tonando-os visualmente mais explícitos relativamente às consequências negativas do consumo e exposição ao tabaco. Desta forma, a OMS pretende tornar este produto menos apelativo para os jovens e chamar a atenção para os riscos para a saúde associados ao consumo de produtos derivados do tabaco.

Entretanto, no passado dia 27 de maio, reuniu-se em Lisboa o Grupo Técnico Consultivo do Tabaco, estrutura na dependência direta do Diretor-Geral da Saúde na qual têm assento entidades oficiais e outras da sociedade civil que têm uma palavra a dizer na luta antitabágica. A APMGF esteve representada nesta reunião pelo seu Vice-Presidente, Jorge Brandão.

No referido encontro foram apresentadas as novas diretrizes nacionais sobre os maços de cigarros, bem como as linhas mestras do programa comemorativo do Dia Mundial sem Tabaco. Na ocasião, os vários parceiros reunidos congratularam-se também com o facto de o Dia Mundial do Médico de Família, promovido em Portugal pela APMGF em cooperação com a WONCA Mundial, ter em 2016 adotado como um dos motes centrais a promoção de uma vida saudável e sem fumo.

Leia Também

Excelência científica recebeu o devido mérito

Liliana Laranjo conclui provas com tese sobre cuidados centrados na pessoa

Atualização em matérias que realmente interessam ao MF

Recentes

Menu