Gerais

Pós-graduação em «Literacia em Saúde» arranca em novembro

Curso do ISPA tem descontos para sócios APMGF:

Foi apresentada em cerimónia pública a nova Pós-Graduação «Literacia em Saúde – Modelos, Estratégias e Intervenção», que arrancará a 18 de novembro deste ano no ISPA – Instituto Universitário. Esta formação decorrerá primordialmente aos sábados e conta com o patrocínio científico da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). Por isso mesmo e face à relação colaborativa de longa data entre a APMGF e o ISPA – Formação Avançada, os sócios da APMGF terão um desconto de 10% caso optem por se inscrever neste curso.

Esta nova pós-graduação de especialização tem como objetivo capacitar, desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos profissionais nesta área emergente, atualmente integrada no Programa Nacional de Saúde em Portugal. Deseja-se proporcionar aos participantes uma compreensão analítica da diversidade de soluções existentes para o desenvolvimento da literacia em saúde em Portugal, dotando-os de um conjunto de competências e conhecimentos e de instrumentos e ferramentas para aplicação e adaptação às situações específicas em saúde.

Durante a apresentação do curso, o Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, afirmou que “esta formação é muito bem vinda” e que é “preciso multiplicá-la, que os formandos não parem por aqui e continuem os esforços de formação em literacia em saúde nos seus locais de trabalho”. Isto porque, segundo Francisco George, atuar neste campo com eficácia significa obter ganhos em saúde quase inimagináveis: “se conseguirmos intervir positivamente no âmbito da literacia em saúde vamos conseguir diferir no tempo a morte de 5 mil pessoas por ano em Portugal”. O mesmo dirigente sublinhou que atualmente as doenças crónicas não transmissíveis representam 86% do «burden of disease» e que o bom desempenho dos profissionais de saúde, na missão de ajudarem os portugueses a ficarem melhor apetrechados e informados no contexto da saúde, pode contribuir em muito para aliviar o impacto individual, familiar e social destas patologias.

Caso deseje obter mais informações ou formalizar a sua inscrição, consulte este link.

Leia Também

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

Filomena Correia – “As artes plásticas parecem ter um valor reconhecido na Saúde”

Recentes