Gerais
0

Sessão de esclarecimento realizada na Covilhã foi um claro sucesso

“Quedas: Como as Prevenir e Viver Melhor”

O Grupo de Internos e Orientadores do ACeS Cova da Beira (GIOACESCB) realizou no dia 23 de Novembro uma sessão intitulada “Quedas: Como as Prevenir e Viver Melhor”.

Na sessão, que contou com a presença de seis médicos internos de Medicina Geral e Familiar, dois orientadores de MGF e um interno de Ortopedia, foram feitas quatro apresentações: três dedicadas às quedas e uma sobre a saúde no Inverno. Em relação às quedas, foram demonstrados exercícios passíveis de melhorarem o equilíbrio e a força muscular, simples e seguros, de forma a que os utentes os possam reproduzir em casa. Falou-se também dos fatores determinantes das quedas: fatores comportamentais como a alimentação e a toma de medicamentos, assim como fatores ambientais, principalmente em casa, onde a maioria das quedas ocorrem. O colega de Ortopedia falou sobre os principais aspetos das fraturas osteoporóticas. Quanto à Saúde no Inverno, destaca-se o esclarecimento sobre as diferenças entre constipação e gripe, a importância da vacinação, mas também acidentes domésticos como as intoxicações por monóxido de carbono e as queimaduras, que acontecem nesta época do ano.


     


O balanço da ação foi francamente positivo. Apesar das baixas temperaturas que se fizeram sentir nesse dia, cerca de 30 idosos assistiram à sessão, que se pautou por um ambiente descontraído. Para tal, terá contribuído o facto de a mesma ter sido realizada na comunidade. Um dos principais benefícios desta abordagem foi que a audiência se sentiu à-vontade para colocar todo o tipo de questões, o que se traduziu numa boa interação entre oradores e participantes.

Outros dois fatores que tiveram grande relevância para o entusiasmo e a participação por parte dos idosos foram a linguagem simples e clara com que os trabalhos foram apresentados e a distribuição de folhetos, com toda a informação apresentada.


     


Para além de terem permitido aos participantes acompanhar as apresentações com uma maior facilidade, os folhetos também aumentam a adesão às medidas de prevenção, pois a qualquer momento os idosos podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos na ação.

O GIOACESCB é o grupo dos médicos que está a fazer a especialidade em Medicina Geral e Familiar (MGF) no ACeS Cova da Beira e dos seus respetivos médicos orientadores de formação

A ação realizou-se no Centro de Ativ’Idades, na Covilhã. O Centro de Ativ’Idades, dedicado à terceira idade, faz parte da ação social municipal e proporciona à população idosa um espaço e um cartaz de atividades ao longo do ano. Por se localizar no centro histórico da Covilhã, onde uma elevada percentagem da população idosa reside, é facilmente acedido pelos idosos.

Leia Também

Grupo de Imagem do MVdG apela a colaborações

“A investigação não pode ser considerada supérflua”

Livro de bolso apoia MF na avaliação e seguimento do doente com HBP

Recentes

Menu