Gerais

Uma grande jornada dedicada ao exercício e à abstinência do tabaco

Dia Mundial do Médico de Família

_x000D_

_x000D_
Várias centenas de médicos de família e internos de MGF celebraram a preceito o Dia Mundial do Médico de Família a 19 de maio, através de um enorme e diversificado leque de iniciativas centradas na promoção da atividade física regular e da abstinência do tabaco.

_x000D_

_x000D_
Em Leiria, na Praça Rodrigues Lobo, realizou-se a atividade “Bol'abaixo o tabaco!”, na qual se procurou sensibilizar a população para a cessação tabágica, com o apoio de ações lúdicas, entre as quais um jogo de bowling em que os pinos foram modelados na forma de cigarros. Depois, a praça ganhou vida, com uma dinâmica aula de Sh'bam, uma modalidade que funde dança e workout.

_x000D_


_x000D_

_x000D_
     

_x000D_


_x000D_
Já no Cartaxo um grupo de profissionais da USF Terra Viva animou a praça junto à câmara municipal, com atividades de dança e uma proposta interessante: sugerir aos transeuntes que trocassem um cigarro por um alimento. Este grupo contou com a parceria de uma empresa local que ali esteve presente com um carrinho de gelados, no sentido de mostrar que é possível conjugar boas práticas de exercício com uma alimentação saudável._x000D_

_x000D_
O Grupo de Internos e Orientadores do ACeS Cova da Beira (GIOACESCB) também celebrou o Dia Mundial do Médico de Família na comunidade, nomeadamente no Grupo de Instrução e Recreio (G.I.R.) do Rodrigo. A celebração foi organizada pelo GIOACESCB com o apoio do ACeS Cova da Beira, da APMGF e do próprio G.I.R. do Rodrigo. Promoveu-se uma ação com um baile ao som do Grupo de Concertinas do G.I.R. do Rodrigo, aula de zumba, e um lanche. Estiveram presentes médicos do ACeS Cova da Beira, assim como algumas dezenas que participantes que dançaram ao som da animada música.

_x000D_


_x000D_

_x000D_
     

_x000D_


_x000D_

_x000D_
Em Lisboa, no Parque das Conchas, profissionais da USF das Conchas e da USF do Parque dinamizaram um aula de zumba ao ar livre, contando com a parceria de um ginásio e da autarquia. O presidente da APMGF, Rui Nogueira, também passou pelo parque, apelou ao exercício físico regular e participou ativamente na aula coletiva de zumba. "É uma alegria para nós podermos conviver com as pessoas na rua, na comunidade. Agradeço aos colegas que tomaram esta iniciativa porque entendemos que o exercício físico é tão importante para vivermos felizes que queremos promovê-lo junto dos cidadãos, bem como a vida sem fumar. Somos mais felizes se fizermos exercício físico e se não fumarmos. Temos hoje essa convicção com muita certeza", adiantou Rui Nogueira.

_x000D_

_x000D_


_x000D_

_x000D_
     

_x000D_

_x000D_


_x000D_
Mais a norte, em Coimbra, MF e internos da USF Mondego realizaram duas caminhadas em São Martinho do Bispo, da porta da unidade até ao Observatório Astronómico, promovendo ainda ações de sensibilização na sala de espera, com projeção de diapositivos. Na mesma cidade, grupos da UCSP Norton de Matos e UCSP Fernão de Magalhães realizaram caminhadas no Parque do Choupal.

_x000D_

_x000D_

_x000D_
Esta é apenas uma síntese das muitas iniciativas que decorreram em todo o país e das quais pretendemos dar nota nos órgãos de informação da APMGF, durante as próximas semanas.

_x000D_


_x000D_

_x000D_
     

_x000D_


_x000D_

_x000D_

_x000D_
Solicitamos também a colaboração de todos os colegas que registaram em imagens os melhores momentos do Dia Mundial do MF na sua localidade, de modo a podermos divulgar a iniciativa nos nossos órgãos de informação. Poderão, como tal, enviar-nos as vossas fotografias para o endereço apmgf@apmgf.pt e partilhá-las no Instagram do Departamento de Internos e Jovens Médicos de Família da APMGF (user: apmgf_dijmf) com a hashtag #‎diaMF2016‬.

_x000D_

_x000D_
Prometemos premiar a foto mais original, com uma inscrição gratuita no 20º Congresso Nacional de MGF! 

_x000D_

_x000D_

_x000D_
No Dia Mundial do MF, Margarida Cordo e Vítor Cotovio refletiram sobre o que representa ser médico de família em 2016, no programa "Pensamento Cruzado", da TSF. Ouça aqui a emissão.

_x000D_

_x000D_
 

_x000D_

_x000D_

_x000D_


_x000D_

_x000D_
     

_x000D_

_x000D_


_x000D_

_x000D_

_x000D_

_x000D_

Leia Também

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

Filomena Correia – “As artes plásticas parecem ter um valor reconhecido na Saúde”

Recentes