Gerais
0

Vacinação contra a gripe já abrange mais de metade dos portugueses acima dos 65 anos

7ª Edição do Vacinómetro

Até ao dia 4 de novembro, 54,6% dos portugueses com 65 ou mais anos de idade já tinham sido vacinados contra a gripe sazonal, de acordo com os resultados apurados pela 7ª edição do projeto Vacinómetro. Esta percentagem revela uma taxa de cobertura vacinal bem superior à que foi alcançada até ao dia 4 de novembro de 2014 (44,3%).

Já a taxa de vacinação na faixa etária entre os 60 e os 64 anos de idade era de 25,9%. Com um ritmo de crescimento bastante moderado está a vacinação dos indivíduos portadores de doenças crónicas, que subiu apenas de 20,6% para 21,3%, desde a última avaliação intercalar, realizada em 22 de outubro. Por outro lado, verifica-se um aumento substancial da vacinação entre os profissionais de saúde com contacto direto com doentes, que atingiu 42,2% daquele universo. Os responsáveis pelo projeto estimam que, nesta fase, tenham intenção de ainda se vacinar 30% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação.

De recordar que o projeto Vacinómetro (desenvolvido pelo sétimo ano consecutivo pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia – SPP – e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar – APMGF – com o apoio da Sanofi Pasteur MSD – SPMSD) tem como objetivo monitorizar a cobertura vacinal contra o vírus da gripe junto de quatro grupos de indivíduos pertencentes ao grupo recomendado e a grupos de vacinação prioritária, indicados pela Direção-Geral da Saúde. As informações divulgadas foram recolhidas através de inquéritos telefónicos efetuados junto de uma amostra de 1509 indivíduos.

A iniciativa conjunta da SPP, da APMGF e SPMSD, vai decorrer durante cinco meses. Os próximos resultados serão divulgados a 25 de novembro de 2015.

Leia Também

Campanha com claro sucesso de adesão

Médico de família António Cruz Ferreira finaliza doutoramento com trabalho sobre lesões no rugby de sete

Luís Pisco dá conferência sobre perspetiva global da Medicina Familiar

Recentes

Menu