Gerais
0

Vacinação contra a gripe já arrancou!

Época de vacinação 2016/2017 está à porta

A vacinação contra a gripe teve início neste mês de outubro e decorrerá durante o período de Outono e Inverno. Nas unidades do Serviço Nacional de Saúde haverá 1, 2 milhões de vacinas disponíveis para a campanha, às quais se juntam as vacinas também disponíveis nas farmácias, podendo estas ser adquiridas mediante prescrição médica.

Este ano, para além das pessoas com 65 ou mais anos, dos residentes ou internados em instituições, de pessoas em diálise e de recetores de transplante, incluem-se na vacinação gratuita mais grupos de risco clínico. Assim, serão vacinadas gratuitamente pessoas com as seguintes condições clínicas: utentes a aguardar transplante ou a realizar quimioterapia, doentes com trissomia 21, com fibrose quística, com défice de alfa-1 antitripsina sob terapêutica de substituição e com doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória, da eliminação de secreções ou com risco aumentado de aspiração de secreções.

O objetivo da vacinação contra a gripe é aumentar a cobertura vacinal nos grupos de risco prioritários, abrangidos pela vacinação gratuita e, em particular, nos profissionais de saúde que contactam com doentes. Estes profissionais têm um risco acrescido de contrair gripe e de a transmitir aos seus familiares e aos seus doentes, sendo a sua vacinação fortemente recomendada.

Poderá consultar aqui a Orientação da DGS com as recomendações para a vacinação contra a gripe em 2016/2017.

Leia Também

Excelência científica recebeu o devido mérito

Concurso de mobilidade abre 86 vagas

Trabalhos decorrem sob o signo da positividade

Recentes

Menu