Gerais
0

Venha conhecer em pormenor a nova métrica para a lista de utentes dos MF

No dia 9 de setembro, na sede da APMGF:

Após ter realizado um Fórum na Ordem dos Médicos intitulado “Redimensionamento da Lista de Utentes – Uma nova métrica com Unidades Ponderadas e Ajustadas (UPA)”, a APMGF prepara-se para apresentar a versão final do seu estudo, em formato de livro, no dia 9 de setembro, numa sessão pública que irá decorrer na sede da Associação, em LIsboa, entre as 10h00 e as 12h00.

A APMGF convida todos os interessados a estarem presentes nesta iniciativa, que poderá marcar um ponto de viragem no nosso país no que respeita às condições de exercício dos médicos de família e à garantia de qualidade e equidade nos cuidados de saúde primários. 

O livro agora lançado condensa muitas das propostas da APMGF já entregues em mão ao Ministro da Saúde e resulta de um período de ampla discussão e divulgação dos documentos desenvolvidos por esta associação, durante o qual se procurou ouvir representantes de outras instituições com responsabilidades na área da saúde e dos cuidados de saúde primários.

Com as ideias cristalizadas neste livro, a APMGF pretende introduzir em Portugal uma nova métrica para moldar a lista de utentes dos médicos de família, cujo fim primordial é o de adequar a dimensão da lista ao contexto de complexidade da prática clínica, com vista a garantir a qualidade dos cuidados e a segurança dos doentes.

O objetivo final é o disponibilizar médico de família a todos os cidadãos, independentemente de se encontrarem inscritos em unidades de saúde do litoral ou do interior do país, urbanas ou rurais.

Leia Também

Relação especial com as comunidades celebrada por todo o país

Filme francês dá mote à reflexão sobre o que significa ser MF em regiões isoladas

Delegação Distrital de Coimbra da APMGF promove workshop

Recentes

Menu