Gerais

WONCA News descreve celebrações do Dia Mundial do MF

Disponível para consulta

O número de Junho de 2012 da publicação WONCA News, editada e divulgada pela organização mundial que representa os clínicos gerais/médicos de família de todo o mundo, já se encontra disponível.
A corrente edição (a última no actual formato), dá nota das iniciativas que um pouco por todo o globo foram desenvolvidas para celebrar o Dia Mundial do Médico de Família, assinalado a 19 de Maio.
Diga-se, a propósito, que na Região Ibero-Americana da WONCA (a Confederação Ibero-americana de Medicina Familiar – CIMF) foi inclusive criado um hino da Medicina Familiar, escrito por uma colega oriunda da República Dominicana. Neste número da WONCA News poderá familiarizar-se com a história e a letra deste curioso cântico.
Realce, ainda, para o relato feito na primeira pessoa pelo Prof. Richard Roberts, presidente da WONCA, que numa recente viagem à China teve oportunidade de contactar com a MGF praticada no país mais populoso do planeta e ainda claramente influenciado pelos ditames da Medicina tradicional.
Para além de muitos outros temas relevantes, a edição de Junho da WONCA News tem espaço para o balanço da 19ª Conferência Regional Ásia/Pacífico (realizada em Jeju, na Coreia do Sul, entre 24 e 27 de Maio) e para o anúncio do vencedor do prémio WONCA Europe Award of Excellence in Health Care (5-Star Doctor 2012). Este ano, o galardão foi justamente atribuído a Miguel Román Rodríguez, membro do International Primary Care Respiratory Group (IPCRG). Um colega espanhol que exerce em Palma de Maiorca, com inúmeros trabalhos de investigação publicados na área das doenças respiratórias e que já marcou presença em iniciativas científicas promovidas pela APMGF em território português.
 
Consulte a WONCA News (Junho de 2012) aqui.

Leia Também

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

Filomena Correia – “As artes plásticas parecem ter um valor reconhecido na Saúde”

Recentes