Gerais

Não perca workshops e cursos que fazem a diferença!

22º Congresso Nacional e 17º ENIJMF

O 22º Congresso Nacional de Medicina Geral e Familiar e o 17º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família, a realizar no Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha, entre 27 e 30 de setembro de 2018, vão disponibilizar aos participantes uma oferta variada de workshops, focados sobre os temas clínicos mais preponderantes para a consulta do médico de família. Mas lembre-se, estes workshops são de inscrição prévia e obrigatória, que pode formalizar aqui!

Na 5ª feira, dia 27 de setembro, um dos workshops que terá lugar incide sobre os doentes difíceis, a relação médico-doente e a abordagem face a doentes com distúrbios da personalidade, uma formação coordenada pelo Grupo de Estudos de Saúde Mental da APMGF e que visa a aquisição de competências na identificação das características principais dos diferentes tipos de distúrbios da personalidade, assim como a reflexão sobre as reações que estes utentes provocam no profissional de saúde.

Outro exemplo de workshop inovador é a formação que decorrerá às 14h00 do mesmo dia, sobre treino de competência para intervir em fumadores com doença respiratória crónica, coordenada pelo Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF (GRESP) e o Grupo de Prevenção do Tabaco (PRPCT). O objetivo é o de sensibilizar todos os profissionais de saúde para os problemas do tabagismo, atualizar conhecimentos e treinar competências na área de prevenção e promoção da cessação tabágica. Serão aprofundados conhecimentos sobre a terapêutica farmacológica e discutidos casos clínicos em grupo de pacientes fumadores com patologia respiratória.

Investido de enorme importância está o workshop “Prevenção-Ação para o Uso Adequado de Benzodiazepinas”, desenvolvido pela Unidade de Farmacoepidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Pretende-se aqui sensibilizar os médicos de família para a problemática da utilização inadequada de benzodiazepinas, propor a utilização de um protocolo clínico de descontinuação de benzodiazepinas e promover a aquisição de competências na utilização do protocolo de descontinuação.

Estes são apenas alguns dos 16 workshops (e um curso) integrados na iniciativa e cujos detalhes poderá conhecer melhor aqui.

Leia Também

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

Filomena Correia – “As artes plásticas parecem ter um valor reconhecido na Saúde”

Recentes