Gerais
0

Doente hipocoagulado em destaque

Workshop no 22º CN:

O Grupo de Estudos de Doenças Cardiovasculares da APMGF será responsável pelo workshop «Hipocoagulação em Cuidados de Saúde Primários», que decorrerá no 22º Congresso Nacional de MGF, ao final da tarde de 27 de setembro. “Pretendemos um workshop dinâmico, participativo e em que sejam abordadas questões práticas e frequentes, relativas à hipocoagulação, na consulta de MGF. Para tal, vamos apresentar diversas situações clínicas, que deverão ser discutidas em grupo. Essa discussão servirá de base à breve revisão de alguns conceitos teóricos e à elaboração de «take home messages» que esperamos, sejam úteis no dia-a-dia em consulta dos colegas”, explica Helena Oliveira, em nome do Grupo de Estudos de Doenças Cardiovasculares.

Os participantes vão poder contar com a abordagem de tópicos como indicações da hipocoagulação, avaliação dos riscos trombótico e hemorrágico, definição de hipocoagulantes – tipos, particularidades, vantagens e desvantagens – duração da hipocoagulação, gestão de intercorrências durante a hipocoagulação e ensino a prestar ao doente hipocoagulado.

Os autores da formação acreditam, de acordo com Helena Oliveira, que este “workshop será capaz de contribuir para que os colegas consigam gerir eficazmente o utente hipocoagulado nas diferentes vertentes das suas comorbilidades”.


Leia Também

O padrão de qualidade das USF tem de ser universalizado

WONCANews, Volume 38, n.º 7, Novembro 2012

Teresa Ventura conclui doutoramento na área da doença crónica

Recentes

Menu