Gerais
0

Gerir melhor a lista de utentes é uma arte na qual vale a pena investir

Sessão crítica do 17º ENIJMF:

Pelas 15h00 de sábado, dia 29 de setembro, o 17º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família (ENIJMF) vai acolher a sessão «Gestão de lista para totós», moderada por Tiago Maricoto (médico de família na USF Aveiro/Aradas e membro da direção nacional da APMGF) e com apresentações de Ana Luís Pereira (UCSP Arouca), Martino Gliozzi (USF da Baixa) e Maria João Nobre (UCSP Faro).

Esta é uma temática da maior importância, sobretudo para os médicos que iniciam a sua carreira e passam a assumir uma lista de utentes. De facto, o desconhecimento dos problemas dos utentes, a inexistente relação de vínculo medico-doente e as grandes dimensões das listas são, por vezes, os principais obstáculos que os recém-especialistas encontram, sendo por isso crucial conhecer e dominar algumas ferramentas e estratégias para otimizar a sua gestão.

“A sessão «Gestão de lista para totós» tem como objetivo abordar e discutir algumas estratégias para a prática clínica diária que facilitem e otimizem a gestão da lista de utentes nas diferentes atividades da MGF. Nesta sessão, serão abordados princípios base para a gestão da lista, como por exemplo a forma de calcular a oferta assistencial para cada atividade preventiva, as particularidades da gestão da lista em ambiente isolado e rural, ou mesmo em diferentes tipologias organizacionais, bem como a gestão da lista na perspetiva de um coordenador”, frisa Tiago Maricoto. Não esqueça, no dia 29 de setembro, pelas 15h00, no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha!

Leia Também

Projeto “Médico de Família, o mais próximo de mim” quer conhecer a sua experiência de proximidade

Escola de Outono APMGF

Desprescrição no idoso é complexa e exige competências

Recentes

Menu