Gerais

Helicobacter pylori levanta muitas dúvidas que interessa debater

Erradicação da bactéria na ordem do dia

Sábado, dia 29 de setembro, a partir das 15h00, o Congresso Nacional será palco da sessão de esclarecimento «Erradicação do H.pylori e gestão da terapêutica antiulcerosa», com moderação de Ricardo Vicente (USF Marés, ACeS Oeste Norte) e apresentações de Raquel Osório Soares (UCSP Penha de França, ACeS Lisboa Central) e António Curado (Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar do Oeste – Caldas da Rainha).

“O tema da erradicação do H.pylori e gestão da terapêutica antiulcerosa suscita ainda um grande interesse e levanta várias questões no domínio da prática clínica. Qual o melhor teste para diagnosticar a infeção pelo Helicobacter pylori? Quando pesquisar? Quando tratar? Qual o tratamento de primeira linha? E quando o tratamento falha, o que fazer? As resistências aos antibióticos para tratamento do H.pylori em Portugal são elevadas? Qual o melhor teste de controlo de erradicação? Como gerir atualmente a terapêutica antiulcerosa? São questões que procuraremos responder com objetividade nesta sessão”, antevê António Curado.

Leia Também

Chegou o momento de criar a sua própria sessão no Encontro Nacional!

Telma Miragaia a propósito do projeto Mata do Pópulo – “É necessário que as nossas crianças reaprendam a brincar ao ar livre”

DGS atualiza norma sobre vacinação contra VSR em idade pediátrica para incluir anticorpo monoclonal de ação longa

Recentes