Gerais

Campanha com claro sucesso de adesão

Vacinação contra a gripe

A campanha de vacinação 2018/2019 contra a gripe sazonal está a conhecer um notável sucesso junto dos grupos prioritários de acordo com os últimos dados do projeto Vacinómetro, o qual revela que os indivíduos com 65 ou mais anos de idade e os doentes crónicos apresentam já taxas de cobertura superiores às registadas no final da época passada.

Assim, até ao dia 18 de dezembro já se tinham vacinado contra a gripe sazonal 65,5% dos indivíduos com 65 ou mais anos de idade e 54,8% dos portadores de doença crónica, sendo que 50% dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes também já haviam sido imunizados. No grupo etário dos 60 aos 64 anos, os valores da vacinação contra o vírus influenza são um pouco mais modestos, com 33,1% dos portugueses já vacinados, apenas mais 2,2% do que no ano passado, em fase equivalente de vacinação.

No que respeita ao grupo específico dos diabéticos, 62,9% vacinou-se contra a gripe sazonal, sendo que nesse conjunto de doentes vacinados, 80,5% receberam a vacina no seu centro de saúde. Ao todo, 1.331.357 portugueses com 65 ou mais anos já foram vacinados contra a gripe. A estes juntam-se os 241.184 cidadãos com idades entre os 60 e os 64 anos, também eles vacinados contra a doença. Do total de indivíduos vacinados, 65,3% fizeram-no por recomendação médica, 12,5% por iniciativa própria, 19,8% no contexto de uma iniciativa laboral, 0,6% porque sabem que fazem parte de um grupo de risco para a gripe e 0,1% por recomendação do farmacêutico.

O Vacinómetro é um projeto de monitorização da cobertura vacinal, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da Sanofi Pasteur, desenvolvido pelo 10.º ano consecutivo.

Leia Também

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

Filomena Correia – “As artes plásticas parecem ter um valor reconhecido na Saúde”

Recentes