Gerais
0

Em defesa da caminhada como arma terapêutica

Workshop no 23º CN

O Grupo de Estudos de Nutrição e Exercício Físico (GENEF) da APMGF vai promover em Évora o workshop «Caminhar é uma atividade aeróbica dinâmica e rítmica». Pode inscrever-se neste workshop aqui. Relembramos que o número de participantes nos workshops do 23º CN é limitado e que a inscrição prévia é obrigatória.

O futuro dos CSP passa por uma maior abertura à comunidade, na promoção ativa da saúde e não só no tratamento da doença. No entanto, existe ainda alguma dificuldade por parte dos médicos na prescrição de exercício físico, nas suas diversas opções, entre as quais se encontra a caminhada, um tipo de exercício aeróbico excelente como meio preventivo e terapêutico.

Pedro Prata, do GENEF, recorda que “caminhar é uma atividade aeróbica dinâmica, rítmica e de baixo impacto envolvendo uma série de músculos, conferindo múltiplos benefícios com poucos efeitos adversos e baixos recursos económicos. Segundo a American Heart Association, é a atividade física com a menor taxa de desistência, sendo segura para pessoas com problemas ortopédicos, cardíacos ou com mais de 20% de excesso de peso. É igualmente terapêutica do ponto de vista psicológico e da dimensão social”.

O representante do GENEF assegura também que os participantes neste workshop “irão aprender e reforçar certos conceitos ligados à atividade física, como intensidade, duração, especificidade, frequência e de como utilizá-los para fazer da prática da atividade física um medicamento, tal e qual como prescrevem uma determinada posologia de um determinado princípio ativo. Pretende-se, igualmente, apresentar alguns projetos na comunidade que promovem a atividade física, como são organizados e dinamizados, podendo os colegas «copiar» esses exemplos e aplicá-los nas suas unidades de saúde”.

Leia Também

Campanha de imunização arrancou a 14 de outubro

Prémio Miller Guerra regressa em 2017 para homenagear um médico de família

PS, PCP e BE chegam a acordo sobre estatuto de criador informal

Recentes

Menu