Gerais
0

Hans Kluge nomeado diretor regional da OMS para a Europa

Especialista em Medicina Familiar

O especialista belga em Medicina Familiar Hans Kluge foi nomeado para o cargo de diretor regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Europa, durante a última reunião anual do corpo executivo da Região Europeia da OMS, realizada em Copenhaga. Kluge, atualmente o diretor da Divisão de Sistemas de Saúde e Saúde Publica da OMS Europa, superou outros cinco candidatos à nomeação. Deverá assumir funções em fevereiro de 2020, substituindo Zsuzsanna Jakab, que ocupou o cargo nos últimos dez anos. O presidente da Região Europeia da WONCA (organização internacional que representa os médicos de família), Mehmet Ungan, já desejou as maiores felicidades ao colega belga e expressou total disponibilidade para colaborar no fortalecimento dos cuidados de saúde primários à escala europeia e na melhoria dos indicadores de saúde das populações do Velho Continente.

Entretanto, o recém-nomeado indicou como desígnio do seu mandato a
importância das parcerias e cooperações entre estados membros e organizações, que considera como “um dever ético, não uma questão de boa vontade”. Acentuou também a necessidade da OMS Europa agir em conformidade com a filosofia que defende publicamente em termos de controlo de despesa, custo-efetividade e economias de escala, “com reuniões menos dispendiosas e organogramas não tão marcados por um peso excessivo no topo”.

Hans Kluge iniciou carreira como médico de família no seu país natal, participando posteriormente em missões com os Médicos sem Fronteiras na Somália e Libéria. Desenvolveu trabalho em múltiplas áreas de interesse ao nível da Saúde Pública e Comunitária, com destaque para programas de controlo da tuberculose no sistema prisional russo. Foi também responsável por programas relacionados com tuberculose, malária e VIH/SIDA na Coreia do Sul e Myanmar, no âmbito do Gabinete Regional da OMS para o Sudeste Asiático.

Leia Também

APMGF estranha objetivos tão modestos por parte do executivo

Administração também deve ser discriminada positivamente

Jaime Correia de Sousa tomou posse como presidente do IPCRG

Recentes

Menu