Margarida Gil Conde, médica de família na USF Jardins da Encarnação e docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, foi a candidata escolhida este ano para integrar o programa de bolsas WONCA Europe Scholarship, criado pela Região Europeia da WONCA (organização que representa a nível internacional os médicos de família e internos da especialidade). A escolha será formalizada na cerimónia de encerramento da 27ª Conferência da WONCA Europa, que decorre em Londres. Este programa de bolsas tem como objetivo identificar e apoiar futuros líderes na Medicina Geral e Familiar e anualmente atribui bolsas com uma duração temporal de dois a quatro anos a candidatos que apresentem um projeto de desenvolvimento pessoal e profissional, acompanhado por um mentor.
Em breves palavras, a médica de família portuguesa expõe as ideias que apresentou e que conduziram o comité do programa a atribuir-lhe em 2022 esta bolsa: “como WONCA Europe Scholar propus-me a partilhar o projeto de promover a criação de infraestruturas de investigação em Cuidados de Saúde Primários com os nossos parceiros internacionais e auxiliar na aplicação prática das estratégias propostas. Também será importante criar uma função de observatório e partilha de experiências entre os diferentes contextos”.
Sobre a importância deste tipo de programas de apoio para clínicos e investigadores oriundos da MGF, Margarida Gil Conde não tem dúvidas sobre a diferença que podem fazer: “estes apoios são importantes na medida em que permitem uma divulgação mais eficiente e célere dos projetos e, ao receber apoio institucional, o alcance poderá ser superior e contribuir para uma maior visibilidade e facilidade na implementação e cumprimento dos objetivos propostos. Em termos curriculares, também poderá ser algo relevante, dependendo da fase em que o investigador se encontre”.