AssociaçãoClube de LeituraFormação

Lídia Jorge estará no Encontro Nacional para falar sobre «Misericórdia»

A escritora Lídia Jorge estará presente no 41º Encontro Nacional da APMGF, no dia 5 de abril, para uma edição presencial do Clube de Leitura APMGF, centrada no romance «Misericórdia». A médica dinamizadora da sessão será a colega Ana Ferrão.

O livro de Lídia Jorge escolhido para esta sessão do Clube de Leitura é a história que a mãe da escritora lhe pediu para escrever. «Misericórdia» é uma narrativa audaz, singular na literatura portuguesa dos últimos anos, o diário do último ano de vida de uma mulher que incorpora no seu relato o fulgor das existências cruzadas num ambiente concentracionário. «Misericórdia» confronta-nos com a dura realidade dos lares e residências seniores onde se amontam todos os que convencionámos designar por não ativos. Um relato sobre o poder da memória e da literatura para combater a reclusão e o exílio. Esta obra valeu a Lídia Jorge o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues, o Prémio para Melhor Livro Lusófono publicado em França, atribuído pela redação da revista literária Transfuge e o Prémio Médicis Étranger, a mais relevante distinção francesa para literatura traduzida.

Licenciada em Filologia Românica, professora e escritora multipremiada, autora de 13 romances e 7 livros de contos, além de ensaio, teatro e crónicas, Lídia Jorge nasceu em Boliqueime e viveu os anos mais conturbados da Guerra Colonial em África. Foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social. É professora do ensino secundário e publica regularmente artigos na imprensa. O tema da mulher e da sua solidão é uma preocupação central da obra de Lídia Jorge, como, por exemplo, em «Notícia da Cidade Silvestre» (1984) e «A Costa dos Murmúrios» (1988). É, atualmente, Conselheira de Estado, após nomeação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Leia Também

Os workshops do 41º Encontro Nacional podem fazer a diferença na sua eficácia clínica!

Grupo de Estudos de Medicina Centrada na Pessoa promove workshop que o ajudará a lidar com doentes difíceis

O Departamento de Investigação da APMGF promove mais uma reunião aberta no dia 21 de fevereiro!

Recentes