A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) organizam durante o 42º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar (MGF) a já tradicional sessão «Vende-nos o teu projeto», a realizar no dia 28 de março, pelas 14h00, durante a qual serão apresentadas e discutidas as cinco propostas finalistas da iniciativa.
As candidaturas às bolsas, destinadas a impulsionar a inovação e investigação na área dos cuidados de saúde primários (CSP), podem ser apresentadas entre 5 e 24 de fevereiro de 2025 através do formulário de candidatura presente neste Regulamento. O formulário deve ser enviado para o endereço apmgf@apmgf.pt. Não serão consideradas candidaturas entradas após as 23h59 do dia 24 de fevereiro de 2025. Os cinco finalistas a convidar para o pitch em Tróia serão previamente escolhidos de entre o total de candidaturas apresentadas.
Assim, no dia 28 de março, no Tróia Design Hotel Conference Center e com a finalidade de “vender” o projeto de investigação aos mentores, cada proponente finalista disporá de cinco minutos para apresentar a ideia e desenho do estudo. As bolsas em questão destinam-se a apoiar a concretização de um projeto de investigação em qualquer tema que se enquadre na MGF. Serão atribuídas atendendo à originalidade, à pertinência do projeto para o doente/cidadão, unidade de saúde e sociedade, à metodologia e rigor científico e demais atributos de valorização na área da MGF e dos CSP.
Após as apresentações, caberá aos mentores discutir as propostas e cada um selecionará o projeto que apoiará. As decisões serão reveladas na sessão de encerramento do 42º Encontro Nacional de MGF e o júri procurará, acima de tudo, valorizar o mérito de cada ideia e o seu potencial impacto no desenvolvimento dos CSP, atribuindo aos três melhores projetos uma bolsa monetária no valor de 3.000 euros para prossecução do estudo e apoio consultivo por parte do mentor. Os dois projetos que não sejam selecionados pelos mentores serão contemplados com uma bolsa no valor de 1.000 euros cada um e serão acompanhados na sua execução pelo Departamento de Investigação da APMGF.