Gerais

Editorial por João Sequeira Carlos

Editorial
 
Quase a completar trinta anos de vida, a Associação celebra a 29.ª edição do Encontro Nacional com satisfação redobrada e um sentimento muito especial. Efetivamente, este evento é único pois marca o início de uma nova etapa na história da nossa organização.
 
A nova designação da Associação, há muito exigida pelos sócios, ultrapassa a mera alteração estatutária e induz nos médicos de família uma força catalisadora de um ciclo motivacional que irá colocar a nossa especialidade na rota do futuro.
 
A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar sempre foi e continuará a ser uma associação de projeto, inquieta e visionária no seu trabalho em prol da qualidade dos cuidados de saúde primários. Com um novo nome mantemos firme o propósito de melhorar a saúde da população. Por este motivo o 29.º Encontro Nacional de MGF confronta os tempos difíceis que vivemos com a vontade inabalável de enfrentar a complexidade dos desafios com que a sociedade civil se depara. Não nos demitimos das responsabilidades e queremos ajudar os colegas a gerir a mudança que se exige de todos, gerando em simultâneo a confiança necessária para agir e evoluir.
 
O Encontro acontece num momento em que são discutidos temas determinantes para o desenvolvimento dos Cuidados de Saúde Primários – recursos humanos, reconfiguração dos ACES, sistemas de informação, articulação de cuidados, indicadores e reorganização das listas de utentes. O programa está organizado de forma a promover o debate em sessões agregadoras nas quais estes temas serão abordados.
 
Estamos confiantes de que a partilha de saberes e experiencias ajudará a APMGF na preparação de um conjunto de soluções para cooperar de forma construtiva no desenvolvimento permanente dos CSP. Estamos disponíveis para colaborar com a tutela e com todas as organizações médicas para criar o melhor contexto possível no sentido de dignificar a MGF, desenvolver os CSP e prestar cuidados com qualidade à população.
 
O Encontro mantém a sua identidade num cenário de inovação. Queremos que esta seja a matriz de um programa atrativo e estimulante com o qual contamos agradar a todos os colegas que participem no evento. Queremos celebrar a MGF como elemento fulcral da sustentabilidade dos sistemas de saúde e força motriz da inovação contínua da medicina de proximidade.
 
Contamos convosco. Bem-vindos a Vilamoura!
 
João Sequeira Carlos
Presidente da APMGF
 

Leia Também

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

Filomena Correia – “As artes plásticas parecem ter um valor reconhecido na Saúde”

Recentes