FormaçãoInvestigaçãoSNS

OM e Tonic App colaboram para aumentar visibilidade das recomendações Choosing Wisely Portugal

A Ordem dos Médicos (OM) e a aplicação Tonic App juntaram-se para tornar ainda mais fácil o acesso às recomendações emitidas pelos Colégios de Especialidade da OM para o programa Choosing Wisely Portugal e, dessa forma, promover a utilização adequada de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, evitando intervenções desnecessárias, sem eficácia comprovada e/ou com risco-benefício desfavorável.

Numa primeira fase, em curso até ao dia 23 de dezembro, as recomendações produzidas pelos Colégios da OM para o programa Choosing Wisely Portugal serão publicadas nas contas do Facebook e do Instagram da Tonic App, com recurso a uma imagem adaptada a estes meios de comunicação e tendo em vista a sua mais ampla disseminação e partilha. Posteriormente, todas as recomendações ficarão disponíveis na Tonic App numa rubrica própria, que permitirá o acesso e pesquisa fáceis de todas as recomendações já produzidas e das que venham a ser lançadas.

“Para a primeira fase, a curadoria das recomendações a ser publicadas nas redes sociais foi realizada pela equipa médica da Tonic App, em articulação com os representantes da OM para a iniciativa Choosing Wisely Portugal. Foram privilegiadas recomendações com maior relevância no contexto clínico-epidemiológico que atualmente enfrentamos bem como as potencialmente mais impactantes nas esferas de atuação profissional da comunidade de médicos utilizadores da Tonic App, procurando maximizar a sua diversidade e representatividade, mas também a sua abrangência e transversalidade”, explica Luís Pinho Costa, Medical Manager da Tonic App. O mesmo responsável ressalva o facto de apesar de estar planeada para o dia 19 de dezembro a publicação de “um conjunto de recomendações produzidas pelo Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar”, os médicos de família terem a possibilidade de encontrar sempre, durante toda a primeira fase, múltiplas outras recomendações de relevo para a sua prática clínica diária.

Convidado a comentar a importância de parcerias entre organizações médicas e entidades dedicadas às novas tecnologias na área da saúde, como aqui sucede entre a OM e a Tonic App, Luís Pinho Costa diz acreditar “no valor acrescentado que tais alianças estratégicas podem trazer às partes envolvidas, particularmente aos profissionais de saúde que estas representam e aos doentes de quem estes profissionais cuidam”.

 

Leia Também

Inscrições no Curso «Nutrição e Alimentação em CSP» até 28 de abril

Príncipe de Elsinore, prisioneiro da mente

Garanta uma inscrição a preço reduzido para a 98ª Reunião da EGPRN

Recentes