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APMGF associa-se a campanha global para dar a conhecer a neuropatia

«Escute o seu corpo»

«Escute
o seu corpo» é o mote de uma campanha global que chega agora a
Portugal para dar a conhecer os sintomas da neuropatia, uma doença
claramente subdiagnosticada. Lançada com o apoio da Associação
Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a campanha
apresenta-se com uma mensagem simples que aponta, de uma forma clara
e direta, para as principais manifestações da neuropatia: a perda
de sensibilidade, o formigueiro e o ardor, sintomas que afetam
sobretudo o sistema nervoso periférico.

Como
explica Jorge Brandão, especialista de Medicina Geral e Familiar e
vice-presidente da APMGF, “a neuropatia corresponde a um quadro de
lesões nos nervos motores, sensoriais e/ou autónomos que afetam
diferentes fibras nervosas. Ocorre quando há lesão no sistema
nervoso periférico, como nos nervos dos braços e das pernas, o que
conduz a um quadro sintomático desconfortável e perturbador da
qualidade de vida dos doentes”. A neuropatia é uma doença cuja
prevalência aponta para cerca de 8% da população em geral, mas a
frequência pode ultrapassar os 50% em idosos, diabéticos e
alcoólicos. “Sabe-se que 50% das pessoas podem estar em risco de
desenvolver neuropatia com o passar dos anos e 1 em cada 3 pessoas
poderá evoluir para um quadro debilitante. É importante que as
pessoas, em especial os grupos de risco, reconheçam os sintomas e
procurem identificá-los junto do seu médico, de modo a travar ou
controlar a doença”, esclarece Jorge Brandão.

Com
vista a promover um maior conhecimento da doença e a sensibilização
da sociedade em geral, esta é uma campanha que tem como suporte a
plataforma www.escuteoseucorpo.pt,
um espaço que dá a conhecer os sintomas, os grupos de risco e as
razões que suportam a necessidade de promover o diagnóstico
precoce. «Escute o seu corpo» é uma campanha global lançada pela
Merck S.A. um pouco em todo o mundo. Muitas são as figuras públicas,
as sociedades médicas e científicas e até grupos de doentes que se
têm associado a esta causa, cuja meta essencial passa por chamar a
atenção para uma doença que, apesar de ser muito comum,
encontra-se subdiagnosticada. As mensagens são simples e diretas e
incidem sobretudo nos sintomas, grupos de risco e prevenção.

Em
Portugal, a campanha reúne toda a informação em
www.escuteoseucorpo.pt e
conta com a atriz Rita Blanco como embaixadora.

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