Formação
0

Sessão clínica online sobre insuficiência cardíaca em tempos de COVID-19

No dia 18 de junho, pelas 21h00, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) promove uma sessão clínica online com o tema “Insuficiência Cardíaca em tempos de COVID-19”, através de uma transmissão exclusiva no facebook e site da AADIC. A iniciativa é dirigida ao setor, profissionais de saúde, decisores, players e ainda doentes, cuidadores e população em geral. Esta sessão tem como objetivo promover a discussão sobre o expectável agravamento da insuficiência cardíaca durante a pandemia pela COVID-19.

A insuficiência cardíaca (IC) é uma patologia com prevalência crescente e está associada a significativa morbilidade e mortalidade, bem como a uma elevada taxa de readmissões hospitalares com enorme sobrecarga económica e assistencial do Sistema Nacional de Saúde. Acreditamos que com a pandemia muitos doentes não tenham recebido os devidos tratamentos e acompanhamento médico. Por isso, é urgente analisar o impacto na IC e debater soluções para o desconfinamento”, explica o Dr. Luís Filipe Pereira, presidente da AADIC.

A sessão clínica online conta com a participação do Prof. Dr. Vítor Gil, Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, do Dr. Duarte Santos, Vogal da Direção da Associação Nacional das Farmácias – ANF, do Dr. Rui Nogueira, Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar – APMGF e do Dr. Nuno Lousada, Administrador da Fundação Portuguesa de Cardiologia. O Dr. Luís Filipe Pereira, Presidente da AADIC, assume a moderação da sessão clínica. A IC e a acrescida importância do seu controle em tempo de pandemia, o que a COVID veio provocar em termos de cancelamento de consultas e como está a impactar o desconfinamento, a importância da adesão a terapêutica e da auto vigilância, a dispensa da medicação hospitalar nas farmácias de comunidade e a análise da articulação, neste período, entre os cuidados primários e os hospitais, em relação aos doentes com IC, são alguns dos temas que estarão em debate nesta sessão. No final da sessão online, os profissionais de saúde na assistência serão convidados a partilhar ideias e pontos de vista com os oradores.

Leia Também

Governo e escolas médicas desalinhados no que respeita às vagas em Medicina

Em defesa da caminhada como arma terapêutica

7ª Conferência de Formação APMGF lançou propostas para o futuro

Recentes

Menu