SNS

Fundação para a Saúde – SNS promove webinar centrado nas lições da pandemia

A Fundação para a Saúde – SNS (FSNS) vai organizar, no dia 2 de julho (pelas 18h00) um webinar dedicado à importância da comunidade e da proximidade de cuidados no controlo da pandemia e na gestão do SNS. Esta sessão enquadra-se na estratégia da FNSN de analisar e debater todas as lições que a sociedade portuguesa está a retirar do combate à atual pandemia, com o fito último de alcançar um SNS moderno e renovado.

Portugal passou a fase crítica da pandemia com resultados positivos comparando com outros países europeus. O Serviço Nacional de Saúde e os seus profissionais nos cuidados primários de saúde, nas farmácias, na rede de Saúde Pública e nos hospitais conseguiram com apoio e adesão da população conter a pandemia com indicadores que poucos países atingiram. A gestão de proximidade e a articulação dos vários intervenientes a nível local entre a saúde, autarquias, segurança social e proteção civil é uma experiência que têm de se ter em conta nesta nova fase de desconfinamento”, ressalva o presidente do Conselho de Administração da FSNS. José Aranda da Silva sublinha ainda que é fundamental “não «baixar a guarda», mas retomar a atividade exige uma estratégia clara entendível por todos e viável na aplicação”. Por último, o presidente da FSNS acredita que “os médicos de família, os médicos de Saúde Pública, os farmacêuticos e os autarcas são elementos indispensáveis para que este processo tenha também bons resultados”.

No webinar de dia 2 será possível ouvir as experiências e opiniões da assistente social Inês Alves da Silva, do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade José António Borges e da investigadora e farmacêutica comunitária Daniela Santos. Já Paula Broeiro, médica de família da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados dos Olivais, dará a sua visão de como será possível reinventar o conceito de centro de saúde com base nos ensinamentos dos últimos meses. A moderação do webinar será da responsabilidade partilhada de Victor Ramos e Patrícia Barbosa, ambos da FSNS.

É necessária inscrição prévia no webinar, a qual pode ser concretizada através desta ligação. Com a confirmação da inscrição será enviado link e password de acesso, que cada participante deverá guardar para aceder no dia do webinar. Para mais informações, poderá contactar a FSNS através do endereço fundacaosns@gmail.com.

Leia Também

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

CaminhASMA convida-o a organizar uma caminhada e um peddy-paper em maio – Inscreva-se até 28 de abril (novo prazo)!

Novo regime remuneratório das USF recomenda-se com grandes doses de pedagogia, recentramento e muita calma

Recentes