Diabetologia

Ao longo da história da APMGF, o Núcleo da Diabetes foi sempre uma das mais profícuas estruturas no que respeita ao desenho e implementação de atividades de formação intensiva sobre a patologia e as melhores estratégias terapêuticas para a combater. O agora designado Grupo de Estudos em Diabetologia deseja dar continuidade a este legado, mas não deixará de olhar igualmente para duas vertentes tão relevantes quanto a formação, no caso a investigação e a qualidade.

Na área da formação, pretendemos organizar cursos/workshop nos vários eventos a nível nacional e intervir na área da educação para a saúde, com a criação de folhetos de apoio à consulta de fácil perceção para os utentes (centrados em informações sobre a diabetes, complicações e estilos de vida), bem como com a criação de fluxogramas para apoio à consulta de diabetes.

Para melhor determinar quais as temáticas que vão ao encontro das necessidades dos colegas e que devem ser abordadas nas formações tradicionais de sala, em contexto de workshop, curso ou seminário, o grupo realizará uma auscultação juntos dos associados, embora preveja à partida que entre os assuntos prioritários devam figurar a insulinoterapia e a gestão terapêutica centrada na pessoa. Em acréscimo, no domínio da investigação, aquela equipa tenciona dar suporte a trabalhos em execução nesta área, bem como criar uma rede de investigação para protocolo a desenvolver.

No âmbito da qualidade – e uma vez que é complexo fazer trabalhos multicêntricos, dadas as especificidades de cada unidade de saúde e população – o Grupo de Estudos planeia criar um «modelo tipo de auditoria», a aplicar a nível local, com medidas e adaptações locais. Um tema que gostaria de desenvolver seria a avaliação da qualidade da estrutura de cuidados, procurando aferir nomeadamente se a mesma é efectiva.

Constituição da Comissão Coordenadora

Ângela Santos Neves (Coordenadora), Inês Rosendo, José Augusto Simões, Luiz Miguel Santiago

Notícias

Vídeos

Diabetes DGS

Dia Mundial da DiabetesPense na mudança, faz toda a diferença, uma recomendadção da Direção-Geral da Saúde.#Saúde #SNS #Diabetes #DiaMundialDiabetes

Publicado por Serviço Nacional de Saúde em Quinta-feira, 14 de novembro de 2019
Menu